“Os pessimistas podem
ser bons domadores, mas nunca serão bons professores”.
PLANEJAMENTO SEMANAL
1° Semana
Dia: 05/02/2012
Tema: Jesus o Heróis dos heróis
Carga
Horária: 2 horas/aulas
Base
Bíblica: Filipenses
2: 5-11/ II Timóteo 1: 9-10
Texto para decorar:
Filipenses 2: 9 “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é
sobre todo o nome (...)”.
Objetivos:
I –
Reconhecer a descrição de Jesus nas profecias do Antigo Testamento;
II – Desejar
seguir o exemplo de Jesus em vez da idéia de herói apresentada pelo mundo;
III –
Escolher seguir o exemplo de amor e serviço demonstrados por Jesus em favor dos
outros.
Conteúdo:
Por quê é
importante estudar sobre a vida de Jesus? Quem Ele é? O que Ele faz? Você o
conhece? Ele pode ser considerado um herói?
Procedimentos
metodológicos:
De início se
efetuará uma conversa do tipo “quebra gelo”, o ambiente e as professoras serão
apresentadas às crianças; em seguida deve-se explicar o porque de o ambiente
estar toda enfeitada como se fosse uma festa, é porque é uma festa para Jesus;
promover uma interação com as crianças perguntando a elas quem é Jesus e porque
precisamos estudar sobre Ele. Após esse primeiro momento algumas canções serão
apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (Jesus, Heróis dos
Heróis), um versículo será apresentado para a memorização e uma pequena palavra
será ministrada às crianças. Ao término da aula uma pequena lembrancinha (capa
de “Jesus Herói”) que se relaciona com o tema será entregue à criança como
sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em
aula.
Contextualização – Para o professor: As profecias de Isaías e Zacarias iam além
dos problemas presentes de Israel – opressão pelas nações estrangeiras, exílio
na Babilônia e tentativa de reconstruir a terra natal após o exílio.
Vislumbravam um tempo de paz e prosperidade em que todas as nações veriam
Israel como fonte de verdade e luz. No centro das profecias, encontra-Se a
figura do servo do Senhor, como está escrito em Isaias 53 e bcampo de batalha,
mas o Humilde Líder que sofreria por causa de muitos. Quando Jesus veio, não era
o tipo de messias que Israel estava esperando. A esperança do povo era pela
libertação de seu problema imediato – a opressão política. Jesus veio para ser
um tipo diferente de líder. Seu tipo de liderança foi predito nas profecias de
um Servo sofredor e Seu reino devia ser o reino de paz profetizado por Isaias e
Zacarias – não apenas o reino de Israel, mas um reino para todas as nações que
adorassem ao Deus de misericórdia e paz.
Iniciando - Atividade (para professor): Traga para a sala fotos ou figuras de vários
“heróis”diferentes – celebridades reais, super-heróis de histórias em
quadrinhos como Super-Homem,
Homem-Aranha e o Batman, heróis legendários e mitológicos. Se não conseguir as
fotos, apenas escreva os nomes em uma lousa, cartaz ou flipchart. Pergunte:
Qual desses personagens são heróis? O que eles fizeram? Por meio da discussão
gerada pelas fotos dos heróis, peça para os alunos fazerem uma lista de
qualidades.
Ilustração: Quem são os “super-heróis”que vemos hoje? Eles fazem parte de uma série
de contextos diferentes – da mitologia, da história, dos filmes, da televisão e
dos gibis. O que os heróis tem em comum? Ele geralmente vêem de um lar
humilde e comum. Considere os gibis e os filmes de super-heróis. O Super-Homem
é um extraterrestre vindo de um planeta distante, que foi criado por uma
família simples de fazendeiros aqui na Terra e se torna o jornalista Clark
Kent. O Homem Aranha é Peter Parker , um nerd que está no Ensino Médio e que
teve a sorte de ser picado por uma aranha radioativa. O Batman é o bilionário
Bruce Wayne que, quando criança, ficou traumatizado pela morte de seus pais.
De um passado humilde, desvantajoso ou trágico, os heróis passam a
desenvolver poderes extraordinários e a usá-los para o bem da humanidade. Até
aqui, o herói típico de gibis se parece muito com Jesus – que cresceu em uma
família humilde e usou Seus poderes divinos para ajudar e curar as pessoas. Mas
há uma grande diferença entre Jesus e os outros heróis. Todos os outros heróis
vencem por meio da força, usando seus poderes para destruir os inimigos.
Somente Jesus triunfou por meio da humildade, permitindo que os Seus inimigos O
destruíssem, para que, por meio de Seu sofrimento, pudéssemos ser reprimidos.
Ensinando a história - Uma ponte para a história: Os profetas deram ao povo de Israel esperança
para enfrentar tempos difíceis. Mas o povo apenas ouviu a parte da mensagem que
lhes interessava – que um dia a nação voltaria a ser grandiosa, que seus
opressores seriam derrotados. Eles acabaram passando por alto alguns detalhes
importantes da imagem futura pintada pelos profetas – a imagem de que o Messias
venceria por meio do sofrimento, que nos redimiria por meio de Sua morte.
Quando Jesus veio, eles O reconheceram como o Messias que esperavam. Às vezes, nossas
expectativas de como gostaríamos que Deus agisse podem nos impedir de enxergar
o que Deus está na verdade fazendo em nossa vida.
Aplicando a história (Para professores) –
Conclusão: Que tipo de
Salvador, Deus, ou herói as pessoas estão procurando hoje? Será que Jesus Se
enquadraria na descrição de um anúncio como: “Precisa-se de um Messias”? De que
maneiras podemos ajudar as pessoas a se conscientizarem do quanto precisam de
Jesus? Como mostrar-lhes que Ele poderá atender às suas necessidades?
Recursos utilizados:
- Bíblia;
- Bonecos, gravuras
e/ou ilustrações de vários heróis diferentes;
- Som;
- Visuais (balões, mesas enfeitadas,
brigadeiro, pipoca, refrigerante, salgados);
- Brinquedos infláveis;
- Lembrancinhas (capa “Jesus, Herói”);
- Exercícios
fotocopiados.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por
meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática
apresentada; além disso uma pequena atividade será desenvolvida onde serão
distribuídas folhas A4 brancas (ou,se puder comprar com antecedência, um
cartão-postal com uma bela fotografia de cenas da natureza) para cada aluno.
Escreva na lousa ou no quadro branco:
“Jesus me
traz esperança porque...”
Cada um
deverá preencher o cartão com suas próprias razões, explicando porque Jesus
lhes traz esperança. Oriente para levarem o cartão para casa e guardá-lo dentro
da Bíblia, como uma lembrança de esperança que Jesus representa em sua vida.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
THOMPSOM,
Frank Charles. Bíblia de Referência
Thompsom com versículos em
cadeia ALMEIDA , João Ferreira.
Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e
Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani –
Apocalipse de João.
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