terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Jesus meu verdadeiro herói


“Os pessimistas podem ser bons domadores, mas nunca serão bons professores”.


PLANEJAMENTO SEMANAL

1° Semana
Dia: 05/02/2012
Tema: Jesus o Heróis dos heróis
Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Filipenses 2: 5-11/ II Timóteo 1: 9-10
Texto para decorar: 
Filipenses 2: 9 “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (...)”.
Objetivos:
I – Reconhecer a descrição de Jesus nas profecias do Antigo Testamento;
II – Desejar seguir o exemplo de Jesus em vez da idéia de herói apresentada pelo mundo;
III – Escolher seguir o exemplo de amor e serviço demonstrados por Jesus em favor dos outros.
Conteúdo:
Por quê é importante estudar sobre a vida de Jesus? Quem Ele é? O que Ele faz? Você o conhece? Ele pode ser considerado um herói?
Procedimentos metodológicos:
De início se efetuará uma conversa do tipo “quebra gelo”, o ambiente e as professoras serão apresentadas às crianças; em seguida deve-se explicar o porque de o ambiente estar toda enfeitada como se fosse uma festa, é porque é uma festa para Jesus; promover uma interação com as crianças perguntando a elas quem é Jesus e porque precisamos estudar sobre Ele. Após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (Jesus, Heróis dos Heróis), um versículo será apresentado para a memorização e uma pequena palavra será ministrada às crianças. Ao término da aula uma pequena lembrancinha (capa de “Jesus Herói”) que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em aula.

Contextualização – Para o professor: As profecias de Isaías e Zacarias iam além dos problemas presentes de Israel – opressão pelas nações estrangeiras, exílio na Babilônia e tentativa de reconstruir a terra natal após o exílio. Vislumbravam um tempo de paz e prosperidade em que todas as nações veriam Israel como fonte de verdade e luz. No centro das profecias, encontra-Se a figura do servo do Senhor, como está escrito em Isaias 53 e bcampo de batalha, mas o Humilde Líder que sofreria por causa de muitos. Quando Jesus veio, não era o tipo de messias que Israel estava esperando. A esperança do povo era pela libertação de seu problema imediato – a opressão política. Jesus veio para ser um tipo diferente de líder. Seu tipo de liderança foi predito nas profecias de um Servo sofredor e Seu reino devia ser o reino de paz profetizado por Isaias e Zacarias – não apenas o reino de Israel, mas um reino para todas as nações que adorassem ao Deus de misericórdia e paz.
Iniciando - Atividade (para professor): Traga para a sala fotos ou figuras de vários “heróis”diferentes – celebridades reais, super-heróis de histórias em quadrinhos  como Super-Homem, Homem-Aranha e o Batman, heróis legendários e mitológicos. Se não conseguir as fotos, apenas escreva os nomes em uma lousa, cartaz ou flipchart. Pergunte: Qual desses personagens são heróis? O que eles fizeram? Por meio da discussão gerada pelas fotos dos heróis, peça para os alunos fazerem uma lista de qualidades.
Ilustração: Quem são os “super-heróis”que vemos hoje? Eles fazem parte de uma série de contextos diferentes – da mitologia, da história, dos filmes, da televisão e dos gibis. O que os heróis tem em comum? Ele geralmente vêem de um lar humilde e comum. Considere os gibis e os filmes de super-heróis. O Super-Homem é um extraterrestre vindo de um planeta distante, que foi criado por uma família simples de fazendeiros aqui na Terra e se torna o jornalista Clark Kent. O Homem Aranha é Peter Parker , um nerd que está no Ensino Médio e que teve a sorte de ser picado por uma aranha radioativa. O Batman é o bilionário Bruce Wayne que, quando criança, ficou traumatizado pela morte de seus pais. De um passado humilde, desvantajoso ou trágico, os heróis passam a desenvolver poderes extraordinários e a usá-los para o bem da humanidade. Até aqui, o herói típico de gibis se parece muito com Jesus – que cresceu em uma família humilde e usou Seus poderes divinos para ajudar e curar as pessoas. Mas há uma grande diferença entre Jesus e os outros heróis. Todos os outros heróis vencem por meio da força, usando seus poderes para destruir os inimigos. Somente Jesus triunfou por meio da humildade, permitindo que os Seus inimigos O destruíssem, para que, por meio de Seu sofrimento, pudéssemos ser reprimidos.
Ensinando a história - Uma ponte para a história: Os profetas deram ao povo de Israel esperança para enfrentar tempos difíceis. Mas o povo apenas ouviu a parte da mensagem que lhes interessava – que um dia a nação voltaria a ser grandiosa, que seus opressores seriam derrotados. Eles acabaram passando por alto alguns detalhes importantes da imagem futura pintada pelos profetas – a imagem de que o Messias venceria por meio do sofrimento, que nos redimiria por meio de Sua morte. Quando Jesus veio, eles O reconheceram como o Messias que esperavam. Às vezes, nossas expectativas de como gostaríamos que Deus agisse podem nos impedir de enxergar o que Deus está na verdade fazendo em nossa vida.
Aplicando a história (Para professores) – Conclusão: Que tipo de Salvador, Deus, ou herói as pessoas estão procurando hoje? Será que Jesus Se enquadraria na descrição de um anúncio como: “Precisa-se de um Messias”? De que maneiras podemos ajudar as pessoas a se conscientizarem do quanto precisam de Jesus? Como mostrar-lhes que Ele poderá atender às suas necessidades?
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Bonecos, gravuras e/ou ilustrações de vários heróis diferentes;
  • Som;
  • Visuais (balões, mesas enfeitadas, brigadeiro, pipoca, refrigerante, salgados);
  • Brinquedos infláveis;
  • Lembrancinhas (capa “Jesus, Herói”);
  • Exercícios fotocopiados.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso uma pequena atividade será desenvolvida onde serão distribuídas folhas A4 brancas (ou,se puder comprar com antecedência, um cartão-postal com uma bela fotografia de cenas da natureza) para cada aluno. Escreva na lousa ou no quadro branco:
“Jesus me traz esperança porque...”
Cada um deverá preencher o cartão com suas próprias razões, explicando porque Jesus lhes traz esperança. Oriente para levarem o cartão para casa e guardá-lo dentro da Bíblia, como uma lembrança de esperança que Jesus representa em sua vida.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
THOMPSOM, Frank Charles. Bíblia de Referência Thompsom com versículos em cadeia ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário