terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Moisés - o Escolhido


“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”.


PLANEJAMENTO SEMANAL

9° Semana
Dia: 03/06/2012
Tema: Moisés – O Herói que liderou o povo de Deus
Sub-tema: Moisés o escolhido
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Êxodo 3: 1-22
Texto para decorar: 
Hebreus 13:5 "De maneira alguma te deixarei"
Objetivos:
I – Mostrar que devemos ser obedientes aos pais, porque a Bíblia nos manda;
II – Mostrar para a criança que Deus cuida daqueles que são seus filhos;
III - Ensinar que devemos obedecer sempre à Palavra de Deus.

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (heróis da Bíblia), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões serão propostas aos alunos: (Mostre o cestinho e o boneco.) Vejam, como se chama este bebê? Ele tem irmã, como é o nome dela? Quem tirou Moisés do rio? Qual era o significado do nome dele? Moisés foi tirado do rio, porque Deus tinha um plano especial para ele. Sua mãe o criou e ensinou-lhe muitas coisas sobre Deus.  Vamos ver o que aconteceu depois com Moisés. Depois de respondidas as questões a história vai sendo contada para, em seguida, um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Barbie e outros bonecos para representarem os personagens;
  • Maquete do deserto;
  • Cestinho com Moisés dentro;
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Lembrancinha (Sarça ardente).
Conteúdo/História: Quando Moisés cresceu, foi morar no Palácio de Faraó. Lá ele aprendeu muitas coisas, tinha riquezas, e nada lhe faltava. Mas nada disso o fez esquecer de Deus e nem do seu povo. Moisés percebeu que os israelitas (seu povo) estavam sofrendo muito no Egito. Certo dia, Moisés viu um egípcio batendo num israelita. Ele ficou com muita raiva e fez uma coisa horrível - matou um egípcio. Por causa disso, precisou fugir dali. Ele foi trabalhar como pastor de ovelhas num lugar bem longe. Passados muito anos, Moisés estava cuidando das ovelhas no Monte Horebe. Lá, apareceu o Anjo de Deus a Moisés, em uma chama de fogo, no meio de uma sarça (arbusto). O mais interessante é que aquele arbusto, apesar do fogo , não se queimava, isto é, ele não se acabava. E, então, Moisés escutou uma voz que disse: " Moisés, Moisés!" Crianças, vocês sabem de quem era essa voz? Sim, era Deus falando.
E Moisés respondeu: "Eis-me aqui".
Deus disse a Moisés que estava ouvindo o pedido de socorro de Seu povo, e que favia decidido livrá-lo da escravidão e levá-los para uma terra muito boa. Deus escolheu Moisés para ser o líder que tiraria o povo do Egito e os libertaria da escravidão. Moisés, ouvindo isso, ficou muito assustado e disse: “Quem sou eu para isto?". Moisés não se sentia preparado para realizar esta missão tão importante. Deus mandou que Moisés falasse com Faraó e prometeu que estaria com Moisés. Mesmo assim, Moisés continuou assustado, perguntando como deveria agir e o que deveria fazer. Deus lhe mostrou todo o Seu o plano e desejo para que tirasse o povo do Egito. Esta era uma tarefa muito difícil para Moisés e Deus disse que enviaria Arão, irmão de Moisés, para ajudá-lo. Eles obedeceram a tudo o que o Senhor mandou.
Conclusão: Assim como Moisés obedeceu à Palavra de Deus, Deus quer que você estude a Bíblia, ore e esteja sempre obedecendo àquilo que está escrito na Sua Palavra.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança, desenhe dento de um cesto o personagem principal da história (Moisés) e decore, em seguida, o cesto.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário