terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Moisés - Nascimento


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

(Jean Piaget)
PLANEJAMENTO SEMANAL



 

8° Semana
Dia: 27/05/2012

Tema: Moisés – O Herói que liderou o povo de Deus

Sub-tema: O neném no cestinho – Nascimento de Moisés
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Êxodo 2: 1-25
Texto para decorar: 
 Mt 18.14 "O Pai que está no céu não quer que nenhum destes pequeninos se perca".
Objetivos:
I – Mostrar que devemos ser obedientes aos pais, porque a Bíblia nos manda;
II – Mostrar para a criança que Deus cuida daqueles que são seus filhos;
III – Verificar que tudo o que acontece tem um propósito de Deus;
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (heróis da Bíblia), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões serão propostas aos alunos tais como: Vocês têm obedecido a mamãe e o papai quando lhe pedem alguma coisa? Ou fica dizendo: " Já vou, já vou" , mas não vai. A Bíblia diz assim: Filhos, obedecei a vossos pais". Quem aqui já foi a um rio com o papai ou a mamãe? Nadar ou brincar num rio é muito perigoso. Imaginem se vocês vissem um bebê, sozinho, dentro de um cestinho, no rio? O que vocês fariam? (Deixe as crianças responderem). À medida que as crianças forem respondendo às perguntas a história vai sendo contada para, em seguida, um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Barbie e outras bonecas para representarem os personagens;
  • Maquete do rio;
  • Cestinho com Moisés dentro;
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Lembrancinha (Cestinho com Moisés dentro).
Conteúdo/História: Passaram-se muitos anos. José já havia morrido e outro Faraó (rei) governava o Egito. Esse rei ficou muito assustado com o número de pessoas do povo de Israel. Ele tinha medo que os israelitas se tornassem um povo forte. Então começou a tratá-los como escravos e fez com que todos trabalhassem muito, em trabalhos pesados e difíceis. Escravo não tem salário e sofre muito. Imagine você trabalhando como escravo! Mas o povo de Israel continuou aumentando. Então o rei mandou matar todos os meninos que nascessem, para evitar que o povo de Israel crescesse ainda mais. Será que Deus esqueceu de Seu povo ali no Egito? Não. Vejam o que aconteceu. Nessa época, nasceu um bebê, que teve uma história muito especial na vida do povo israelita. A mamãe do bebê o escondeu em casa por três meses para que não fosse morto pelos soldados. Após esse tempo, pegou um cesto, colocou o bebê dentro dele e o pôs na beira do rio, e o cestinho foi flutuando devagarzinho. Deve ter sido muito triste para a mamãe se separar de seu filhinho. A irmãzinha do bebê. O rio era um lugar perigoso, e a mamãe não queria que nada de ruim acontecesse ao seu filhinho.
Naquele dia, a filha de Faraó, a princesa, veio tomar banho no rio e encontrou o cesto flutuando. Ela deve ter ficado muito curiosa para saber o que havia naquele cesto. E que surpresa! Era um bebê muito lindo e ela gostou tanto que resolveu ficar com ele. Deus tinha um plano para aquela criança.
Vocês se lembram que alguém estava vigiando o bebê? Muito bem! Miriã! Nessa hora, ela chegou perto da filha de Faraó e perguntou se queira uma babá para cuidar dele.
A princesa respondeu que sim. Adivinhem quem Miriã foi buscar para ser a babá! Ela buscou a sua mamãe. Então a princesa entregou o nenê para a sua própria mãe e lhe disse: “Leve esse menino e crie-o para mim, que eu lhe pagarei pelo seu trabalho". Ela pode cuidar do nenê em sua casa sem correr nenhum perigo.
Quando o bebê cresceu, foi levado de volta à filha de Faraó. Ela o chamou de Moisés, que significa tirado das águas.
Conclusão: Nesta história, aprendemos que Deus cuidou daquele nenê.
Deus sabe de tudo que acontece conosco, também. Sabe quando estamos tristes, com saudades de alguém, quando estamos sozinhos e com medo, quando estamos doentes. Deus cuida de você onde você estiver.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança, desenhe dento de um cesto o personagem principal da história (Moisés) e decore, em seguida, o cesto.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.


Nenhum comentário:

Postar um comentário