terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Moisés - As dez pragas (revisão)


"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância."
(Derek Bok)


PLANEJAMENTO SEMANAL

11° Semana
Dia: 01/07/2012
Tema: Moisés – O Herói que liderou o povo de Deus
Sub-tema: A Libertação do povo de Israel do Egito – As Dez Pragas (Revisão)
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Êxodo 6:18-30 e caps. 7,8,9,10,11
Texto para decorar: 
Êxodo 4:17Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais”. 

Objetivos:
I – ensinar que Deus é poderoso e que devemos confiar somente nEle;
II – Mostrar para a criança que Deus cuida daqueles que são seus filhos;
III – Ensinar que devemos obedecer sempre à Palavra de Deus.
IV – Mostrar que vale a pena ficar do lado de Deus.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto, a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Bonecos para representarem os personagens;
  • Um círculo grande dividido em dez partes e numerado de um a dez;
  • Caixa com as dez pragas dentro (1ª vidro grande de injeção com suco de groselha dentro, 2ª rã de pástico, 3ª pente de piolho, 4ª mosca de plástico, 5ª vaca de plástico com pintinhas, 6ª boneco com úlceras, 7ª pedra de verdade, 8ª gafanhoto de plástico, 9ª óculos de sol, 10ª carrinho de bebê, mamadeira ou boneco morto);
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Cajado de madeira e serpente de plástico;
  • Jogo de Boliche sobre as dez pragas;
  • Lembrancinha – cajado de Moisés.
Conteúdo/História:
Introdução: (Mostre o cajado de madeira, mostrando que Deus usou um objeto simples, de uso cotidiano para demonstrar o Seu poder) Na lição de hoje, vamos conhecer o poder de Deus sobre todas as coisas. Deus queria libertar Seu povo da escravidão do Egito, mas Faraó não o libertava. Então Moisés usou o seu cajado e trouxe sobre o Egito vários sinais conhecidos como pragas para demonstrar para o Faraó todo o seu poder. (Recorde as nove pragas-  1º praga - água se transformou em sangue; 2º praga era as rãs; 3º praga transformou pó da terra em piolhos; 4º praga eram moscas; 5º praga foi a pestes nos animais; 6º praga constituiu-se de úlceras; 7º praga foi a chuva de pedras; 8º praga foram os gafanhotos; 9º praga que o sol escurecesse por três dias. )
Então Deus mandou Moisés anunciar a 10º praga a Faraó. Será que dessa vez ele vai deixar o povo sair?
As pragas serão relembradas com um grande círculo disposto no chão e numerado de um a dez; neste círculo as crianças deverão colocar os objetos (que estarão dentro da maleta de história) na parte do círculo que correspondem a cada praga.
Conclusão: Faraó não quis obedecer a Deus. E Deus estava lhe mostrando que é poderoso e pode realizar qualquer coisa. Faraó não tinha temor a Deus e não reconhecia a Sua grandeza. Nós temos que reconhecer que Deus é poderoso, é o Criador da natureza e o único Deus. Devemos confiar e adorar somente a Deus.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança conte quantos peixes estão mortos no desenho e relembre quantas pragas foram no total.
Caso haja tempo, no fim da aula, um jogo de boliche decorado com as pragas pode ser usado como um recurso a mais para que a criança possa memorizar a passagem bíblica com mais facilidade.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário