terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Abel – O Herói de oferta excelente




"Se quiser colher em curto prazo, plante cereais; a longo prazo, plante árvores frutíferas; mas se quiser colher para sempre eduque uma criança.”

PLANEJAMENTO SEMANAL

3° Semana
Dia: 04/03/2013

Tema: Abel – O Herói de oferta excelente

Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Gênesis 5; Gênesis 4: 1-16
Texto para decorar: 
Hebreus 11: 4 "Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente que Caim.”
Objetivos:
I – Saber que a criança deve amar a Deus de coração mesmo não o vendo;
II – Saber que a criança deve agradar a Deus com suas ofertas, assim como Abel agradou a Deus com as suas;
III – Por ser o único deus, ele merece o nosso louvor;
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (heróis da Bíblia), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões serão propostas aos alunos tais como: Você sabe o que uma oferta? (Deixar que as crianças respondam). Oferta: É aquilo que oferecemos, que entregamos para Deus. Não é só dinheiro, mas pode ser também doação de alimentos, roupas, para a casa de Deus. O nosso tempo (quando deixamos de assistir televisão para orar e jejuar, isto também é uma forma de ofertar ao Senhor). Você já ofertou algo pra Deus? O que foi? Não é só dinheiro, mas pode ser também doação de alimentos, roupas, para a casa de Deus. O nosso tempo (quando deixamos de assistir televisão para orar e jejuar, isto também é uma forma de ofertar ao Senhor).
À medida que as crianças forem respondendo às perguntas a história vai sendo contada para, em seguida, um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá uma pausa para o lanche, quando este terminar, as crianças serão reunidas em roda no chão onde a professora irá colocar um círculo grande divido em seis partes, nesse círculo as crianças deverão colocar os brinquedos e objetos correspondentes a cada dia da criação. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.

Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Caixa de sapato forrada de preto com o nome PECADO escrito por fora;
  • 2 cestos que deverão conter as palavras CERTO e ERRADO;
  • Imagens de atitudes certas e erradas para serem colocadas nos cestos correspondentes pelas crianças;
  • Réplicas de dois altares um para Caim e outro para Abel;
  • Personagens para as histórias: Adão, Eva, Caim e Abel.
  • Lembrancinha (

Iniciando a História: Inicie a aula com uma espécie de jogo batata-quente: Preparar uma caixa de sapato, embrulhar com papel liso e escrever do lado de fora a palavra PECADO. Formar uma roda (as crianças poderão ficar em pé ou sentada). Coloque uma música e fique de costas para elas. As crianças devem passar a caixa uma para outra enquanto a música tocar, quando a música parar quem estiver com o PECADO na mão será eliminado. Será o vencedor quem chegar ao final sem o PECADO.
Moral: Uma criança vencedora não é escrava do pecado.
Conteúdo/História: A mulher de Adão, Eva, ficou grávida. E deu à luz um filho e disse: Com a ajuda de Deus, o SENHOR, teve um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor. O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara. Então o SENHOR disse: Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou. Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: Onde está Abel, o seu irmão?Não sei respondeu Caim. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão? Então Deus disse: Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo. Caim disse a Deus: Eu não vou poder agüentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. Mas o SENHOR respondeu: Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança. Em seguida o SENHOR pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Então Caim saiu da presença do SENHOR e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden.
Conclusão: E você? Como tem sido sua atitude, quando um colega recebe um presente, e você não ? Você fica com raiva dele? Quando sua mãe agradece ao seu irmão por uma tarefa que ele fez em casa pra ela. Ou quando a professora elogia seu colega de classe pela nota boa que tirou? Você fica triste ou feliz, quando essas coisas acontecem. Se você fica triste quando alguém recebe ou ganha algo que você não tem, isto é um sentimento de inveja. E você deve orar e pedir pra Deus te ajudar, pois tendo este sentimento você vai ser infeliz. Alegre-se quando alguém é elogiado, ou recebe um presente. Esta atitude agradará o coração de Deus! E você será grandemente abençoado e Deus te dará o que você precisa.
Ensine também às crianças que diariamente elas vão enfrentar situações que sentirão tentadas a não sacrificar a sua vontade, como por exemplo: Um coleguinha chama p/um passeio no mesmo horário do culto, aí você vai ou diz para ele que não pode porque você vai adorar a Deus? É necessário inculcar neles que nada pode ser mais importante do que Deus e a sua obra na nossa vida. Quando sacrificamos a nossa vontade e desejos por amor e obediência a Deus, atraímos as suas bênçãos.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; após a história leva-se uma cesta que contenha imagens de atitudes que agradam e que desagradam a Deus. Depois peça às crianças que coloquem na cesta as imagens das atitudes que podemos ofertar ao Senhor; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança identifique as profissões de Caim e Abel, pintando-as em seguida.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.



Sugestão de louvores:

Alessandra Samadello – O dia em que Deus criou o mundo – CD Boas e velhas novas para crianças;
Alessandra Samadello – O Boneco Adão – CD Boas e velhas novas para crianças;
Rose Nascimento – Super herói - CD Jesus meu verdadeiro herói;
Turma do Printy – Eu tenho a força de Deus – CD Jesus meu verdadeiro herói;
Aroldo Teles – Três palavrinhas só – CD Boas e velhas novas para crianças;
Aroldo Teles – Meu coração era sujo – CD Boas e velhas novas para crianças;
Aroldo Teles – Mesmo que eu não marche - CD Boas e velhas novas para crianças;
Aroldo Teles – O sabão - CD Boas e velhas novas para crianças;
Aroldo Teles – Deus é bom pra mim - CD Boas e velhas novas para crianças;


 Thaiane de Araújo Oliveira Rocha de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário