quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Moisés e a libertação do povo de Israel do Egito


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

(Jean Piaget)


PLANEJAMENTO SEMANAL

10° Semana
Dia: 17/06/2012
Tema: Moisés – O Herói que liderou o povo de Deus
Sub-tema: A Libertação do povo de Israel do Egito – As Dez Pragas
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Êxodo 6:18-30 e caps. 7,8,9,10,11
Texto para decorar: 
Hebreus 13:5 "De maneira alguma te deixarei"
Objetivos:
I – ensinar que Deus é poderoso e que devemos confiar somente nEle;
II – Mostrar para a criança que Deus cuida daqueles que são seus filhos;
III – Ensinar que devemos obedecer sempre à Palavra de Deus.

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (heróis da Bíblia), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.

 
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Bonecos para representarem os personagens;
  • Maquete do Egito;
  • Caixa com as dez pragas dentro (1ª vidro grande de injeção com suco de groselha dentro, 2ª rã de pástico, 3ª pente de piolho, 4ª mosca de plástico, 5ª vaca de plástico com pintinhas, 6ª boneco com úlceras, 7ª pedra de verdade, 8ª gafanhoto de plástico, 9ª óculos de sol, 10ª carrinho de bebê, mamadeira ou boneco morto);
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Lembrancinha - caixa com as dez pragas dentro (1ª vidrinho de injeção com suco de groselha dentro, 2ª rã de EVA, 3ª pente de piolho ou piolho de papel impresso colorido, 4ª mosca impressa colorida, 5ª vaca de plástico com pintinhas, 6ª boneco com úlceras, 7ª pedra pequena, 8ª gafanhoto de papel colorido; 9ª óculos de sol ou sol de EVA, 10ª carrinho de bebê).
  • Gravuras de animais, de paisagens, fotos da natureza.
Conteúdo/História:
Introdução: (Mostre as figuras da natureza, dizendo que Deus tem o controle sobre todas as coisas. Nada passa despercebido). Na lição de hoje, vamos conhecer o poder de Deus sobre todas as coisas.

Desenvolvimento
Deus escolheu Moisés para tirar o povo de Israel do Egito, e ele deveria falar com Faraó para que os libertasse.
Moisés e Arão, seu irmão, foram falar com Faraó, por duas vezes, mas Faraó, não deixou o povo sair.
Deus sabia que Faraó tinha um coração mau e não deixaria o povo sair. Mas isso não iria atrapalhar o plano de Deus para a libertação do povo de Israel.
Faraó confiava muito nos deus do Egito. Eram estátuas de ouro, de prata, de barro, mas que não tinham nenhum poder. Ele acreditava que os seus deuses eram mais poderosos que o Deus dos israelitas. Deus, então, provaria para Faraó e para os egípcios quem é o Deus verdadeiro.
Deus disse a Moisés: “Saberão os egípcios que eu sou o Senhor, quando estender eu a minha mão sobre o Egito, e tirar do meio deles os filhos de Israel”.
Deus fez com que acontecesse naquele país dez pragas – coisas muito ruins, para que Faraó e o povo do Egito aprendessem que há somente um Deus. Deus ia mostrar através das pragas que os deuses do Egito eram falsos, não tinham poder e não adiantava confiar neles.
1º praga – Deus disse para Arão estender sua vara sobre as águas do Egito. Quando ele fez isso, toda água se transformou em sangue. Você pode imaginar os egípcios indo buscar água no rio e encontrar somente sangue?
Você tem coragem de pegar uma rã? A 2º praga era as rãs. Em todos os lugares: no palácio de Faraó, nas praças, nas casas havia muitas rãs.
Na 3º praga, Deus transformou o pó da terra em piolhos.
Mesmo acontecendo essas coisas horríveis no Egito, Faraó não deixou o povo sair. Deus continuou enviando mais pragas.
Veio a 4º praga, que eram as moscas.
5º praga foi peste nos animais– Faraó e os egípcios adoravam o deus touro. Acreditavam que ele protegia o gado, mas Deus mostrou que era inútil confiar em um animal.
6º praga constitui-se de úlceras – eram feridas muito feias que apareceram no povo.

Vocês acham que agora Faraó vai deixar o povo sair? Não. Ele era muito teimoso.
Quem tem medo de chuva de pedras, de trovões, de relâmpagos? Deus enviou chuva diferente para o Egito, que nós nunca vimos igual. A chuva de pedras foi a 7º praga. Caíram tantas pedras que estragaram as plantações e mataram muitos animais.
Depois disso Deus fez soprar um vento forte trazendo milhares de gafanhotos, insetos que devoraram o restante das plantações do Egito. Esta foi a 8º praga.
Os egípcios acreditavam que o sol era o maior de todos os deuses. Então, Deus enviou a 9º praga fazendo com que o sol escurecesse por três dias. Ninguém podia sair de casa porque não encontrava caminho, mas na região onde os israelitas moravam não ficou escuro, somente para os egípcios. Moisés mostrou aos egípcios que o sol não é um deus.
Deus não permitiu que os israelitas sofressem com nenhum dessas pragas que caíram no Egito. Ele cuidou de Seu povo porque os amava.
Depois de tudo isso, Moisés foi falar novamente com Faraó, mas ele continuava com o coração endurecido.
Na aula de hoje, vimos nove pragas. Na próxima lição veremos a 10º praga, mas...será que dessa vez Faraó vai deixar o povo sair? Não percam!
Conclusão: Faraó não quis obedecer a Deus. E Deus estava lhe mostrando que é poderoso e pode realizar qualquer coisa. Faraó não tinha temor a Deus e não reconhecia a Sua grandeza. Nós temos que reconhecer que Deus é poderoso, é o Criador da natureza e o único Deus. Devemos confiar e adorar somente a Deus.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança conte quantos peixes estão mortos no desenho e relembre quantas pragas foram no total.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (10)

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