"A principal meta da educação é criar
homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que
outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores,
descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em
condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)
PLANEJAMENTO SEMANAL
10° Semana
Dia: 17/06/2012
Tema: Moisés – O Herói que liderou o povo de
Deus
Sub-tema: A Libertação do povo de Israel do Egito – As Dez Pragas
Carga
Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Êxodo
6:18-30 e caps. 7,8,9,10,11
Texto para decorar:
Hebreus 13:5 "De maneira alguma te deixarei"
Objetivos:
I – ensinar que Deus é poderoso e que devemos confiar somente
nEle;
II – Mostrar
para a criança que Deus cuida daqueles que são seus filhos;
III – Ensinar que devemos obedecer sempre à Palavra de Deus.
Procedimentos metodológicos:
De início se
promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e
agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse
primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que
abordem o tema proposto (heróis da Bíblia), a oferta será tirada e o versículo
será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada;
terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o
exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena
lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um
recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de
aula.
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- Bíblia;
- Som;
- Bonecos para
representarem os personagens;
- Maquete do Egito;
- Caixa com as dez pragas dentro (1ª vidro grande de
injeção com suco de groselha dentro, 2ª rã de pástico, 3ª pente de piolho,
4ª mosca de plástico, 5ª vaca de plástico com pintinhas, 6ª boneco com
úlceras, 7ª pedra de verdade, 8ª gafanhoto de plástico, 9ª óculos de sol,
10ª carrinho de bebê, mamadeira ou boneco morto);
- Imagens da história
impressas coloridas;
- Lembrancinha - caixa com as dez pragas dentro (1ª
vidrinho de injeção com suco de groselha dentro, 2ª rã de EVA, 3ª pente de
piolho ou piolho de papel impresso colorido, 4ª mosca impressa colorida, 5ª
vaca de plástico com pintinhas, 6ª boneco com úlceras, 7ª pedra pequena, 8ª
gafanhoto de papel colorido; 9ª óculos de sol ou sol de EVA, 10ª carrinho
de bebê).
- Gravuras de animais, de paisagens, fotos da
natureza.
Conteúdo/História:
Introdução: (Mostre as figuras da natureza, dizendo que
Deus tem o controle sobre todas as coisas. Nada passa despercebido). Na lição
de hoje, vamos conhecer o poder de Deus sobre todas as coisas.
Desenvolvimento
Deus escolheu Moisés para tirar o
povo de Israel do Egito, e ele deveria falar com Faraó para que os libertasse.
Moisés e Arão, seu irmão, foram
falar com Faraó, por duas vezes, mas Faraó, não deixou o povo sair.
Deus sabia que Faraó tinha um
coração mau e não deixaria o povo sair. Mas isso não iria atrapalhar o plano de
Deus para a libertação do povo de Israel.
Faraó confiava muito nos deus do
Egito. Eram estátuas de ouro, de prata, de barro, mas que não tinham nenhum
poder. Ele acreditava que os seus deuses eram mais poderosos que o Deus dos
israelitas. Deus, então, provaria para Faraó e para os egípcios quem é o Deus
verdadeiro.
Deus disse a Moisés: “Saberão os
egípcios que eu sou o Senhor, quando estender eu a minha mão sobre o Egito, e
tirar do meio deles os filhos de Israel”.
Deus fez com que acontecesse
naquele país dez pragas – coisas muito ruins, para que Faraó e o povo do Egito
aprendessem que há somente um Deus. Deus ia mostrar através das pragas que os
deuses do Egito eram falsos, não tinham poder e não adiantava confiar neles.
A 1º praga – Deus disse para Arão estender sua vara sobre
as águas do Egito. Quando ele fez isso, toda água se transformou em sangue. Você pode imaginar
os egípcios indo buscar água no rio e encontrar somente sangue?
Você tem coragem de pegar uma rã?
A 2º praga era as rãs. Em todos os lugares: no palácio
de Faraó, nas praças, nas casas havia muitas rãs.
Na 3º praga, Deus transformou o pó da terra em piolhos.
Mesmo acontecendo essas coisas
horríveis no Egito, Faraó não deixou o povo sair. Deus continuou enviando mais
pragas.
Veio a 4º praga, que eram as moscas.
A 5º praga foi peste
nos animais– Faraó e os egípcios adoravam o
deus touro. Acreditavam que ele protegia o gado, mas Deus mostrou que era
inútil confiar em um animal.
A 6º praga constitui-se de úlceras –
eram feridas muito feias que apareceram no povo.
Vocês acham que agora Faraó vai
deixar o povo sair? Não. Ele era muito teimoso.
Quem tem medo de chuva de pedras,
de trovões, de relâmpagos? Deus enviou chuva diferente para o Egito, que nós
nunca vimos igual. A chuva
de pedras foi
a 7º praga. Caíram tantas pedras que estragaram as plantações
e mataram muitos animais.
Depois disso Deus fez soprar um
vento forte trazendo milhares de gafanhotos,
insetos que devoraram o restante das plantações do Egito. Esta foi a 8º praga.
Os egípcios acreditavam que o sol
era o maior de todos os deuses. Então, Deus enviou a 9º praga fazendo com que o sol escurecesse por três dias. Ninguém podia sair de casa
porque não encontrava caminho, mas na região onde os israelitas moravam não
ficou escuro, somente para os egípcios. Moisés mostrou aos egípcios que o sol
não é um deus.
Deus não permitiu que os
israelitas sofressem com nenhum dessas pragas que caíram no Egito. Ele cuidou
de Seu povo porque os amava.
Depois de tudo isso, Moisés foi
falar novamente com Faraó, mas ele continuava com o coração endurecido.
Na aula de hoje, vimos nove
pragas. Na próxima lição veremos a 10º praga, mas...será que dessa vez Faraó
vai deixar o povo sair? Não percam!
Conclusão: Faraó não quis obedecer a Deus. E Deus estava
lhe mostrando que é poderoso e pode realizar qualquer coisa. Faraó não tinha
temor a Deus e não reconhecia a Sua grandeza. Nós temos que reconhecer que Deus
é poderoso, é o Criador da natureza e o único Deus. Devemos confiar e adorar
somente a Deus.
Avaliação: A avaliação será processual
e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a
temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido,
onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança conte quantos peixes estão
mortos no desenho e relembre quantas pragas foram no total.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.
Bíblia de Estudo com Aplicação
Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas
em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional –
Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
Editora Cristã
Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (10)
ola ajudou me muito
ResponderExcluirola
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