terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Daniel na cova dos leões


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". 
(Nelson Mandela)
PLANEJAMENTO SEMANAL

18° Semana
Dia: 28/10/2012
Tema: Daniel na cova dos leões
Sub-tema: A fidelidade de Daniel
Carga Horária: 2 horas/aula
Base Bíblica: Daniel 6: 7-27
Texto para decorar: Mateus 19: 26 "... para Deus tudo é possível”. 
Objetivos:
I - Mostrar que Deus é poderoso, por isso podemos confiar nEle em qualquer situação;
II – Mostrar que, mesmo nas dificuldades. Deus está conosco e que no momento certo tudo será resolvido.
III – Ensinar as crianças que devemos sempre escolher fazer o que é certo, pois isso agrada a Deus.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto, a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • CD com músicas infantis de adoração e louvor;
  • Fantoches e brinquedos para representar os personagens (casa, leões de brinquedo, cova)
  • Livros pop-up com a história de Daniel;
·         Imagens da história impressas coloridas;
·         Máscara de leão;
·         Lembrancinha (fantoche de leão).

Conteúdo/História:
Introdução:

ANTES DE COMEÇAR...

Junte as crianças sentadas no chão, coloque sua máscara de leão feita de EVA  Diga: Hoje eu tenho uma charada para vocês. Vamos ver se vocês adivinham de que história bíblica estou falando. Leia a charada abaixo:
Eu disse a Deus que iria sempre orar,
Mesmo que um animal selvagem em meu caminho viesse parar
Não importa o que o rei fosse falar
A Deus sempre fiel eu iria ficar.

Desenvolvimento:

Já fazia muito tempo que Daniel morava em Babilônia. Nabucodonosor tinha morrido e outro rei governava no seu lugar; ele se chamava Dario. Daniel continuava trabalhando no palácio, era um dos homens mais importantes da Babilônia.
Alguns ajudantes do rei tinham inveja de Daniel, porque era inteligente e o rei gostava muito dele. Eles estavam procurando um motivo para fazer mal a Daniel. Então disseram ao rei: “ó rei, ordene que durante trinta dias todos façam os seus pedidos somente ao senhor", e o rei aceitou.
Todos daquele dia em diante só podiam fazer pedidos ao rei Dario, não podiam nem orar a Deus. Quem desobedecesse seria jogado na cova dos leões.
Daniel tinha o costume de falar com Deus três vezes ao dia, na janela de sua casa. Ele gostava de falar com Deus e fazer seus pedidos. E agora, o que será que ele vai fazer: vai orar escondido, cai parar de orar ou vai continuar orando na janela? Ah, Daniel amava muito a Deus e ele continuou a fazer oração do mesmo jeitinho que fazia antes.
Os ajudantes do rei foram espiar se Daniel continuava orando a Deus. Chegando lá, viram que Daniel não obedeceu às ordens do rei. então, eles o pegaram e levaram à presença do rei, que, apesar de ser muito amigo de Daniel, teve de cumprir sua palavra, mandando-o para a cova dos leões. O próprio rei disse a Daniel: " que o teu Deus te salve". Naquela noite o rei não conseguiu dormir, tão triste que estava por causa de seu amigo.
Logo de manhã, Dario foi até a cova dos leões para ver o que havia acontecido com Daniel. O que vocês acham que aconteceu? Dario disse assim: "Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?" Ele esperava ouvir a voz de Daniel... E de repente ele escutou..." Que o rei viva para sempre!" Daniel estava lá, inteiro, sem nenhuma mordida ou arranhão. Deus mandou um anjo, que fechou a boca dos leões para que não o ferissem. Daniel não tinha culpa de nada, por isso não merecia morrer. O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel de lá, e nenhum mal aconteceu.

Conclusão:

O que diz o versículo de hoje? "Pois não há outro Deus que possa salvar com este". Nosso Deus é poderoso, protege os Seus filhos e pode fazer qualquer coisa. Se sabemos que o nosso Deus é tão poderoso assim, devemos confiar nEle em qualquer situação. Mas, se você ficar com medo de alguma coisa, fale com Deus sobre isso.


Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde as crianças deverão dar um colorido bem bonito à cena de Daniel na cova dos leões.

DIVERSÃO EXTRA...

Vocês podem jogar "Caçador" ("Queimada", em alguns regiões do Brasil). Separe uma área própria classe e marque o chão com fita adesiva. Forme duas equipes com os alunos e use uma bola enfeitada de leão ou um leão de brinquedo. Explique que a bola é o leão da história de Daniel. As crianças deverão jogar a bola, tentando atingir as pernas do adversário. As pessoas atingidas, ou quem tentar pegar a bola e a deixar cair, passa para o outro time. Joguem durante cinco minutos ou até restar somente uma pessoa em um dos times.





Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Heróis, reis e rainhas (15).










2 comentários:

  1. Muitíssimo obrigada, me ajudou bastante. Que o Senhor Jesus continue te abençoando grandemente todos os dias de sua vida.

    ResponderExcluir