terça-feira, 1 de janeiro de 2013

José o Herói perdoador


"Se quiser colher em curto prazo, plante cereais; a longo prazo, plante árvores frutíferas; mas se quiser colher para sempre eduque uma criança.”

PLANEJAMENTO SEMANAL

4° Semana
Dia: 22/04/2012

Tema: José – O Herói Perdoador

Carga Horária: 2 horas/aulas  
Base Bíblica: Gênesis 37
Texto para decorar: 
Gênesis 39:23: "Deus estava com José e o abençoava em tudo que fazia".
Objetivos:
I – Mostrar a necessidade de praticar o domínio próprio;
II – Saber que apesar de tudo o que José sofreu nas mãos dos seus irmãos ele os perdoou de todo o coração;
III – Estimular entre as crianças a prática do perdão;
IV – Ensinar às crianças que devemos controlar nossa natureza pecaminosa

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (heróis da Bíblia), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões serão propostas aos alunos:
(Professor encha o balão). Alguma vez você sentiu vontade de brigar com alguém, ou vingar-se de alguma maldade que lhe fizeram, de fazer uma birra ou de soltar um palavrão? Isso é como estourar um balão (estoure o balão) - na hora de você faz o que dá vontade de fazer. (Explique que o balão não tem mais jeito de consertar.) Depois fica difícil arrumar essa situação Você precisa aprender a se controlar.
Na história de hoje, vamos ver os irmãos de José não souberam controlar seus desejos, por isso fizeram coisas muito feias.

Após esse primeiro momento a história vai sendo contada para, em seguida, um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá uma pausa para o lanche e ao término da lição uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Maquete com uma paisagem onde ocorrerá a história;
  • José, seu pai Jacó e seus onze irmãos confeccionados com rolos de esparadrapos;
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Balões;
  • Lembrancinha (Fantoche de José).
Conteúdo/História: Vocês já ouviram falar de Jacó e seus filhos? Jacó era um homem que tinha doze filhos......... Jacó demonstrava muito carinho por José um dos seus últimos filhos. Certa vez, Jacó deu um presente especial para José - uma túnica colorida, e não deu para os outros filhos. Isso fez com que os irmãos de José ficassem com ciúmes dele.
Numa noite, José teve um sonho estranho. Ele sonhou que estava no campo e 11 feixes o rodearam e se inclinavam diante dele (professor faça o gesto). E uma outra vez sonhou que o sol, a lua e 11 estrelas se inclinavam para ele. José contou esses sonhos e seus irmãos ficaram com mais raiva dele.
Os irmãos mais velhos cuidavam das ovelhas e, às vezes, faziam coisas erradas. José contava essas coisas ao pai e seus irmãos não gostavam disso.
Certo dia, Jacó chamou José e pediu que fosse procurar seus irmãos, pois eles estavam num lugar distante e poderiam estar precisando de algo. José prontamente obedeceu a seu pai. No caminho, José foi perguntando para um, para outro, e conseguiu encontrá-los. Quando os irmãos o viram, começaram a planejar coisas ruins para ele. Primeiro, planejaram matá-lo, mas Rúben, o irmão mais velho, não deixou. Por fim, decidiram jogá-lo num poço seco. Rúben planejava voltar mais tarde e tirá-lo de lá. Que coisa feia! Eles não conseguiram controlar a inveja e o ciúmes!
Passaram por ali alguns comerciantes, e como Rúben não estava por perto, os irmãos venderam José  como escravo para esses homens.
Quando Rúben voltou para buscar José, ele não estava mais lá, e Rúben ficou desesperado. Ele não concordou com o que seus irmãos fizeram. Certamente Rúben pensava no quanto seu pai sofreria com isso.
Seus irmãos fizeram algo ainda pior - mataram um animal e sujaram a túnica de José com sangue. Eles levaram a túnica a seu pai e disseram que José havia sido morto por um animal selvagem. Jacó chorou por muitos dias.
E agora, para onde será que José foi levado? Não percam a próxima lição.
Conclusão:
Os irmãos de José ficaram com ciúmes, porque não ganharam um presente especial do pai como José ganhou. Por causa do ciúme fizeram muitas maldades para José. Nem sempre o papai pode comprar um presente para todos os filhos, na mesma época, ou não podemos ter os mesmos brinquedos que os nossos amiguinhos tem. Não devemos sentir ciúmes, como os irmãos de José. Quando tivermos vontade de fazer uma maldade para alguém, devemos parar, pensar e pedir para Jesus nos ajudar a fazer o bem para todos.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança, através de recorte e colagem, monte o personagem principal da história (José) com a sua túnica colorida.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.






Sugestão de louvores:

Rose Nascimento – Super herói - CD Jesus meu verdadeiro herói;
Turma do Printy – Eu tenho a força de Deus – CD Jesus meu verdadeiro herói;
Aroldo Teles – Três palavrinhas só – CD Boas e velhas novas para crianças;
Aroldo Teles – Meu coração era sujo – CD Boas e velhas novas para crianças;
Aroldo Teles – Mesmo que eu não marche - CD Boas e velhas novas para crianças;
Aroldo Teles – O sabão - CD Boas e velhas novas para crianças;
Aroldo Teles – Deus é bom pra mim - CD Boas e velhas novas para crianças;

Nenhum comentário:

Postar um comentário