quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Samuel - a criança que ouviu Deus


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
(Nelson Mandela)

PLANEJAMENTO SEMANAL

15° Semana
Dia: 16/09/2012
Tema: Samuel – A criança que ouviu Deus
Sub-tema: Quero um filho!(O pedido de Ana)
Carga Horária: 2 horas/aula
Base Bíblica: 1 Samuel 1: 1-28
Texto para decorar: Mateus 19:26 "... para Deus tudo é possível”. 
Objetivos:
I – Ensinar as crianças que Deus ouve e atende nossas orações;
II – Mostrar que, mesmo nas dificuldades. Deus está conosco e que no momento certo tudo será resolvido.
III – Saber que Deus tem um propósito para as nossas vidas mesmo quando ainda estávamos dentro da barriga de nossas mães.

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto, a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • CD com a música “Samuel” de Aline Barros e de Diante do Trono;
  • Fantoches e brinquedos para representar os personagens (templo, árvores, pequenas pedras, etc);
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Lembrancinha (DVD: Samuel - o menino que ouviu Deus de Diante do Trono)
  • Berço de brinquedo, bonecas, bebezinho e roupa de bebê para representar o bebê de Ana.
Conteúdo/História:
Introdução: O que vocês falam com Deus? Como é a oração de vocês? Vocês pedem coisas? Vocês agradecem? (Converse sobre isso um pouco com as crianças e faça um período de oração).
Desenvolvimento: Há muitos anos atrás, não havia muitos templos onde o povo de Deus podia ir sempre, como temos hoje. O templo geralmente ficava muito longe das suas casas e muitas pessoas podiam ir só uma vez por ano e ficavam muito felizes.
Certa vez, uma mulher, chamada Ana, foi a o templo, e ela chorava muito e não queria comer. Ana estava triste porque não podias ter filhos. Seu marido, Elcana, lhe perguntou: “Ana, porque você está chorando? Por que não come? Por que está sempre triste? Por acaso eu não sou melhor para você que dez filhos?”
Mas Ana, mesmo tendo um marido muito bom, sentia falta de um filhinho, e por isso só chorava e não conseguia comer.
Ana entrou na igreja e começou a orar assim: Ó Deus..., olha para mim, tua serva... Vê a minha aflição e lembra-te de mim!... “Se Tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a Ti por toda a vida.” O Sacerdote Eli também estava no templo e ficou observando Ana chorando e falando ao mesmo tempo. Ele pensou que ela estivesse bêbada, e disse-lhe: “Até quando ficará bêbada? Veja se pára de beber". Mas Ana respondeu: “Não estou bêbada, só estou orando ao meu Deus, contando a Ele a minha aflição". Então Eli respondeu: "Vá em paz, e que Deus lhe dê o que você pediu". Ana saiu da igreja, já não estava tão triste e até comeu alguma coisa.

  Passado algum tempo, sabe o que aconteceu? Ana ficou grávida e teve um lindo bebê, que foi chamado de Samuel. Ana reconheceu que Deus ouviu as suas orações e disse a Elcana, seu marido: “Este ano não posso ir ao templo, pois Samuel ainda é muito pequeno. Logo que eles crescer um pouco, nós o levaremos para que fique lá toda a sua vida, pois assim prometi a Deus".

  Quando chegou o tempo certo em que Samuel havia desmamado, Ana e Elcana o levaram ao templo e o entregaram ao sacerdote Eli. E Ana contou: “Eu sou aquela mulher que o Senhor pensou que estava bêbada. Deus ouviu a minha oração e me deu este filho. De acordo com a minha promessa, vim trazê-lo para servir a Deus contigo pelo resto da sua vida". Todos adoraram a Deus agradecendo a vida de Samuel. Ana, depois de deixar seu filho Samuel para trabalhar no templo, voltou para sua casa. Depois Deus deu outros filhos para ela, que alegraram sua vida e a de seu marido.
Conclusão:  Deus vê nossa tristeza, ouve e atende as nossas orações, assim como Deus atendeu Ana. Ele também nos atenderá nos nossos pedidos, mas nem sempre na hora desejamos nem do jeito que queremos. Ele responde as nossas orações de três maneiras: SIM, NÃO E ESPERE.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde as crianças deverão decorar com tecido papel ou gliter a roupa de Ana.

Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Editora Cristã Evangélica - Quando as crianças aparecem (4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário