terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Josué - O Herói Guerreiro




"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância."

(Derek Bok)
PLANEJAMENTO SEMANAL

13° Semana
Dia: 02/09/2013
Tema: Josué - O Herói Guerreiro
Sub-tema: As sete trombetas do barulho
Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Josué 2 e 6  
Texto para decorar: Mateus 19:26 "... para Deus tudo é possível”. 
Objetivos:
I – Ensinar que Deus pode todas as coisas;
II – Visualizar que mesmo as situações mais difíceis têm solução se Deus estiver ao nosso lado;
III – Mostrar que Deus escolheu a Josué pela sua capacidade de confiar em Deus e saber que Ele é Todo-poderoso.

OBSERVAÇÕES PARA O PROFESSOR:

Pensemos como Asafe: “Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança sempre" (Sl 73:26).




Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto, a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Maquete da cidade de Jericó;
  • CD com o soar das trombetas e com a música pisa na muralha de Aline Barros;
  • Fantoches e brinquedos para representar os personagens (casas, árvores, pequenas pedras, etc);
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Lembrancinha (uma corneta para cada criança);
  • Um brinquedo que seja difícil para as crianças montarem ou um balão para elas tentarem encher sozinhas.
  • Várias caixas de sapato forradas para serem os blocos da muralha.
Conteúdo/História:
Introdução: (Professor mostre o brinquedo ou o balão e peça para que as crianças encham ou montem sozinhas. Certamente elas encontrarão dificuldades para fazê-lo, então as ajude a fazer). Viram crianças, como foi difícil para o seu coleguinha encher o balão? Vocês já tentaram fazer alguma coisa que é muito difícil para sua idade ou para seu tamanho? (Ouça as crianças). O povo de Israel passou por uma situação muito difícil e contou com Deus para resolver o seu problema. É uma história linda, querem ouvir?
Desenvolvimento: Há muitos anos atrás, Deus prometeu para o povo de Israel que lhes daria um lugar bonito e bom para morar e criar seus filhos. A Bíblia diz que seria uma terra bonita e grande, com bastante comida gostosa. Deus disse a Josué, o líder do poço, que não seria fácil entrar lá, teriam de expulsar os inimigos e conquistar toda a terra.
Quando estavam chegando perto da terra, Josué enviou dois homens para darem uma olhadinha numa cidade chamada Jericó. Que surpresa! A cidade era toda rodeada por muros altos e fortes, mas mesmo assim eles conseguiram entrar lá. O rei de Jericó ficou sabendo que dois homens estranhos entraram na cidade. Então mandou seus soldados atrás deles, mas os dois israelitas entraram na casa de uma mulher chamada Raabe, que os protegeu dos soldados. Raabe fez um pedido àqueles rapazes. Ela disse: “Eu sei que o Deus Eterno deu essa terra a vocês... prometam que vão ser bons para a minha família, porque eu também tratei vocês com bondade...” (Js 2:9,12). Raabe estava pedindo proteção para ela e para sua família. Eles prometeram que não lhes fariam nenhum mal. Então, Raabe os ajudou a fugir descendo-os por uma corda, porque ela morava sobre um muro da cidade. Os espiões disseram a Raabe que quando viessem conquistar Jericó, ela deveria amarrar um cordão vermelho na janela, para que ninguém da sua família fosse morto.
Como o rei sabia que havia um povo que queria conquistar a cidade, fechou todos os grandes portões e deu uma ordem proibindo a entrada e saída de qualquer pessoa.
Os dois homens voltaram e contaram tudo a Josué.
O povo de Israel não estava acostumado a lutar, e Deus sabia disso, Deus é maravilhoso, e bolou um plano para o Seu povo conquistar a cidade.
Deus chamou Josué e disse: “estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados” (Js 6:2)
Deus, então,colocou em prática o Seu plano. Pediu que Josué reunisse todos os homens de guerra e sete sacerdotes (líderes religiosos) carregando trombetas. Eles deveriam dar um volta ao redor de Jericó durante seis dias. No sétimo dia, deveriam rodear novamente, mas agora sete vezes e quando os sacerdotes começassem a tocar trombetas todo o povo deveria gritar bem forte. Josué fez exatamente o que Deus havia mandado, no primeiro dia, todos ordenaram a cidade: os sete sacerdotes com suas trombetas nas mãos e todo o povo atrás. No segundo dia, no terceiro dia, no quarto dia, no quinto dia e nos sexto dia fizeram a mesma coisa. Mas no sétimo dia todos levantaram bem cedinho, os sacerdotes pegaram suas trombetas, e como todo o povo começaram a rodear a cidade, em silêncio, uma vez, duas vezes, três vezes, quatro vezes, cinco vezes, seis vezes, na sétima vez, eles tocaram as trombetas bem alto e o povo gritou bem forte, e os muros da cidade de Jericó caíram. Os israelitas entraram e conquistaram a cidade. Mas, e Raabe, o que houve com ela e sua família? Ah, Todos foram salvos, porque os israelitas encontraram o cordão vermelho amarrado na janela. Assim, Deus, com o Seu grande poder, ajudou o Seu povo a ter vitória  numa situação difícil.
O que diz o versículo de hoje? “... para Deus tudo é possível”.


Conclusão: Seria impossível ao povo de Israel conseguir conquistar aquela cidade, sem ajuda de Deus, mas para Deus tudo é possível. O povo obedeceu, seguindo direitinho o que Deus havia mandado; conquistou um lugar para viver e criara os seus filhos.
Às vezes, passamos por situações que parecem muito difíceis. O papai fica doente e não pode trabalhar; você também dica doente e desanimado; às vezes, dá até vontade de chorar porque está triste; mas devemos confiar que Deus está conosco e nos ajudará a vencer todas as dificuldades que aparecem no nosso caminho.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde as crianças deverão tocar as cornetas depois de rodar sete vezes ao redor de uma muralha de caixas de sapato.

Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS (1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário