quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Jesus e a filha de Jairo


"O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.

(Franklin D. Roosevelt) 

PLANEJAMENTO SEMANAL

20° Semana
Dia: 11/09/2011

Tema: Jesus e a filha de Jairo

Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Mateus 9:18,19 – Marcos 5: 21-24 – Lucas 8: 40-42
Texto para decorar: 
Marcos 5: 36 “(...) Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Mostrar que Jesus sempre cuida de nós;
II – Saber que Jesus pode cuidar dos nossos medos;
III – Entender que é importante termos fé;
IV – Saber que podemos buscar a ajuda de Jesus para a cura de nossas enfermidades.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização (o versículo estará fixado ao palito de picolé). Em seguida a história sobre como Jesus ressuscitou a filha de Jairo (Talita) será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História – Introdução: Iniciar a história mostrando os objetos que utilizamos quando ficamos doentes (caixa de remédios, injeção, band-aid, etc); em seguida mencionar as seguintes perguntas: quem aqui já ficou muito doente? O papai e a mamãe ficaram muito preocupados? Vocês sentiram dor? Captada a atenção o professor vai ensinar a lição propriamente dita com o auxílio dos cartazes coloridos.
Desenvolvimento:

 


Conclusão: Jesus atendeu a um pedido de um pai porque sua filha estava muito doente, mesmo depois que alguém trouxe a notícia de que ela havia morrido, Jesus disse para Jairo que ele não deveria ter medo, mas que deveria crer. Quem estava falando era Jesus o Filho de Deus, que tem poder sobre a morte, por isso Jairo não se desesperou e foi com Jesus, algumas pessoas não acreditaram, e mesmo assim, Jesus cura a menina que imediatamente começa a andar; nessa história, vemos que Jesus nos liberta de nossos medos e sempre caminha ao nosso lado, mas para isso é preciso ter fé e crer que Jesus poder fazer todas as coisas.
Ao terminar a história, o professor pode pedir para os seus alunos desenharem, ou escreverem seus pedidos de oração (por alguém que esteja doente, por exemplo) em um pedacinho de papel e em seguida colocá-los em uma caixinha orando por eles.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (caminha confeccionada com caixa de fósforos e uma bonequinha representando Talita, a filha de Jairo);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Versículo ilustrado para decorar (preso ao palito de picolé);
  • Caixa com uma quarto de boneca para ser o quarto de Talita;
  • Personagens como fantoches;
  • Caixa com Remédios, injeções e band-aids;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Caixinha para colocar os pedidos de oração.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão encontrar o caminho que leva Jairo até Jesus e decorar pintando o quarto de Talita colocando-a na cama de maneira que ela possa deitar e levantar.
Bibliografia básica consultada e utilizada:

ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 07/09/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 07/09/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 07/09/2011


Anexos:
Sugestão de louvores:

CD Velhas Boas Novas para crianças – Hinos 03, 04, 09, 11.
CD Sendo Amigo de Deus – Hinos 01, 02 (para a história), 04, 05, 06.
CD Oficina de Música – Hinos 01, 02, 03, 05





Um comentário:

  1. Olá. Eu tentei encontrar os louvores no youtube mas não consegui. Poderia me enviar por email, por favor?
    dinah.mneves@gmail.com
    mto obrigada desde já

    ResponderExcluir