terça-feira, 1 de janeiro de 2013

SAMUEL, SAMUEL!!!


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
(Nelson Mandela)

PLANEJAMENTO SEMANAL

16° Semana
Dia: 23/09/2012
Tema: Samuel – A criança que ouviu Deus
Sub-tema: SAMUEL! SAMUEL! Ele ouviu a voz de DEUS!!!
Carga Horária: 2 horas/aula
Base Bíblica: 1 Samuel 3
Texto para decorar: Mateus 19: 26 "... para Deus tudo é possível”. 
Objetivos:
I – Ensinar as crianças que Deus ouve e atende nossas orações;
II – Mostrar que, mesmo nas dificuldades. Deus está conosco e que no momento certo tudo será resolvido.
III – Ensinar que Deus fala conosco através da Bíblia.

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto, a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • CD com a música “Samuel” de Aline Barros e de Diante do Trono;
  • Fantoches e brinquedos para representar os personagens (templo, árvores, pequenas pedras, etc);
·         Imagens da história impressas coloridas;
·         Lembrancinha (vassourinha e paninhos que Samuel ajudava Elí a limpar o templo ou telefone de brinquedo);
Conteúdo/História:
Introdução: (Professor mostre os meios de comunicação, mostre o quanto isso é importante hoje em dia). Existem várias maneiras de se comunicar com outras pessoas, por exemplo: telefone, televisão, rádio, cartas, gesto, internet, etc As pessoas se comunicam, ou seja, falam o tempo todo. Se vocês estão com fome, comunicam-se com suas mamães e pedem comida, não é? Nós já aprendemos que podemos falar com Deus pela oração. Mas... e Deus, será que Ele fala conosco? Sim, Deus fala conosco através da Bíblia, pois ela é a Palavra de Deus. Há muitos anos atrás, as pessoas não tinham Bíblia como temos hoje, e Deus falava com elas diretamente.
Hoje, vamos conhecer a história de um menino com quem Deus falou diretamente assim como estou falando com você agora.
Desenvolvimento:   Vocês se lembram de Ana, aquela mulher que foi ao templo pedir a Deus um filhinho e prometeu que se Deus a atendesse ela o levaria ao templo para trabalhar e morar ali? Então, nasceu o menino Samuel e seus pais o levaram para morar no templo com o sacerdote Eli. Samuel era obediente e aprendia rápido tudo o que Eli lhe ensinava. Cada vez aprendia mais e mais de Deus.
  Numa noite, Samuel estava deitado em sua cama, quando ouviu: “Samuel, Samuel!". Mais que depressa, Samuel levantou-se da cama e foi ao quarto de Eli, pensando que ele o havia chamado. Eli respondeu: “Eu não chamei você, volte para a cama". Samuel deitou-se novamente, e logo ouviu: “Samuel, Samuel!".
“Novamente Samuel foi ao quarto de Eli, e perguntou:  “ O senhor me chamou? Estou aqui”. "Eu não chamei você, filho. Volte para cama", respondeu Eli.
Quando Samuel estava em sua cama, outra vez ouviu: “Samuel, Samuel!".
Ele correu ao quarto do profeta Eli e lhe perguntou novamente: “O senhor me chamou?"
O profeta, percebendo que era Deus que queria falar com Samuel, disse-lhe: “Volte para a cama, e se Ele chamar você outra vez, diga: fala Senhor, que o teu servo está ouvindo". Samuel, obediente como sempre, voltou a dormir, e de novo ouviu: “Samuel, Samuel!".
Levantou-se da cama e disse a Deus: "Fala, Senhor, que o teu servo ouve". Deus falou muitas coisas a Samuel. Ele disse que estava muito infeliz com os filhos  de Eli, porque eram maus e não cuidavam direito das coisas de Deus, e que Eli sabia de tudo e não os fazia parar. Samuel ouviu o que Deus falou e voltou a dormir. No dia seguinte, o sacerdote Eli quis saber o que Deus havia falado a Samuel. Samuel não queria contar, mas o sacerdote insistiu. Então, Samuel contou tudo.  Eli ficou muito triste e falou: "Que Deus faça o que achar melhor". E como Deus havia dito, Eli e seus filhos morreram, e foi uma coisa muito triste. Saí em diante, Samuel tornou-se um grande profeta. Deus falou com ele muitas outras vezes.
Conclusão: Deus falava com Samuel diretamente, Hoje, nós não ouvimos a voz de Deus, como Samuel ouviu, mas Ele fala conosco, e tudo que quer nos falar está escrito na Bíblia. Por exemplo: que devemos amar a Deus mais do que tudo; sermos obedientes ao papai e a mamãe; que devemos falar com Deus sempre, e outras coisas mais.
Quando a Bíblia é lida para nós, precisamos ficar quietinhos e prestar bastante atenção, pois é Deus que está falando conosco.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde as crianças deverão decorar com tecido papel ou gliter a roupa de Ana.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Editora Cristã Evangélica Quando as crianças aparecem (5). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário