terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Samuel - a desobediência dos filhos de Elí


"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade".
(Voltaire)

PLANEJAMENTO SEMANAL

17° Semana
Dia: 21/10/2012
Tema: Samuel – A criança que ouviu Deus
Sub-tema: Eli e Samuel - Os filhos desobedientes de Eli.
Carga Horária: 2 horas/aula
Base Bíblica: 1 Sm 2 - 4: 4
Texto para decorar: Mateus 19: 26 "... para Deus tudo é possível”. 
Objetivos:
I – Ensinar as crianças que Deus ouve e atende nossas orações;
II – Mostrar que, mesmo nas dificuldades. Deus está conosco e que no momento certo tudo será resolvido.
III – Ensinar as crianças que devemos sempre escolher fazer o que é certo, pois isso agrada a Deus.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto, a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • CD com a música “Samuel” de Aline Barros e de Diante do Trono;
  • Fantoches e brinquedos para representar os personagens (templo, árvores, pequenas pedras, etc);
·         Imagens da história impressas coloridas;
·         Lembrancinha (cadeirinha com um boneco sentado em cima representando Elí);
Conteúdo/História:
Introdução: Vocês estão lembrados de Samuel? Ele era filho de Ana. Quando ainda era criança, sua mãe o levou para ajudar o sacerdote Eli no templo. O sacerdote era aquela pessoa que deveria cuidar da casa de Deus; orar em favor do povo e levar as ofertas do povo a Deus. Samuel ajudava Eli a cuidar do templo. Ele era um garoto obediente e amava a Deus. E o sacerdote Eli? Será que ele tinha filhos? Como eles eram?
Desenvolvimento:  O sacerdote Eli tinha dois filhos ( Hofni e Finéias), que não eram obedientes como Samuel. Eles não escolheram fazer as coisas certas. Muito pelo contrário, faziam tudo errado diante dos homens e diante de Deus. Os filhos de Eli também eram sacerdotes, mas não cuidavam bem do templo, obrigavam o povo a dar as ofertas para eles e ainda desprezavam a Deus. Ninguém gostava dos filhos de Eli pelas maldades que praticavam. Eli sabia de tudo isso e não ensinava a seus filhos o caminho de Deus, deixando que eles fizessem tudo o que queriam.
Deus ama as pessoas, mas não gosta dos pecados. Numa noite, Deus falou a Samuel que iria castigar Eli e sua família, por causa das coisas más que estavam fazendo. Deus ainda disse: “Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar" (1Sm 3: 13b). Samuel ouviu o que Deus falou e voltou a dormir.
No dia seguinte, o sacerdote Eli quis saber o que Deus havia falado a Samuel. Samuel não queria contar, mas o profeta disse que Deus iria castigá-lo se não contasse. Então, ele contou tudo. Eli ficou muito triste e falou: "Que Deus faça o que achar melhor".
Depois de algum tempo, os filhos de Eli foram para uma guerra e lá morreram. Quando Eli recebeu a notícia da morte de seus filhos, caiu de costas de uma cadeira e morreu. Tudo aconteceu como Deus havia dito a Samuel.
Conclusão: Quando escolhermos fazer o que é errado, provavelmente teremos problemas depois. Por exemplo: se a mamãe fala para não comer muito chocolate e você come, acaba tendo dor de barriga, não é verdade? Quando escolhemos o que é errado, pagamos um preço por isso. Devemos escolher sempre fazer o que é certo, porque isso deixará Deus e as pessoas felizes conosco.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde as crianças deverão colorir somente a cena que mostra Samuel dizendo a Elí o que Deus falou a respeito de seus filhos.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Editora Cristã Evangélica - Quando as famílias aparecem (5). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário