sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Zaqueu, o publicano



"O ensino que realmente causa impacto em quem o recebe não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro”.

(Howard Hendricks) 


PLANEJAMENTO SEMANAL

22° Semana
Dia: 06/11/2011

Tema: Zaqueu, o publicano.

Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Lucas 19: 1-10
Texto para decorar: 
Marcos 5: 36 “(...) Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Saber que Jesus se importa com todo tipo de pessoas;
II – Saber que Jesus pode modificar vidas;
III – Entender que não podemos ser egoístas, querendo Jesus somente para nós.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre Zaqueu será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História – Introdução: Jericó era uma cidade bonita que ficava perto de um vau do rio Jordão. Um vau é um lugar do rio onde a água é rasa o suficiente para as pessoas passarem. Assim, quando os viajantes da província de Peréia iam a Jerusalém, na província da Judéia, atravessavam o rio próximo a Jericó.
Havia muitos publicanos, ou cobradores de impostos, em Jericó. Quando as pessoas viajavam de uma província a outra, tinham que pagar impostos ou taxas. O chefe dos publicanos em Jericó era Zaqueu.
Desenvolvimento: Zaqueu ficou sabendo que Jesus e Seus discípulos passariam por Jericó em sua viagem a Jerusalém, onde Jesus morreria, e sentiu muita vontade de vê-Lo, mas a multidão em volta dEle era muito grande e Zaqueu era baixinho demais. Zaqueu olhou a estrada por onde Jesus teria que passar. Viu uma árvore perto da estrada. Correu e subiu na árvore. Agora podia ver! Enquanto Zaqueu olhava, a multidão começou a descer pela estrada. Ele deve ter gostado de ver como Jesus conversava primeiro com uma pessoa e depois com todas as outras. Deve ter apreciado o modo como Ele as curava e falava sobre o amor de Deus por elas. Quando a multidão estava debaixo da árvore, Zaqueu viu Jesus olhar para cima. Ele olhou direto para Zaqueu e disse: - "Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa”.
Jesus sabia o nome de Zaqueu! Ele iria até a sua casa! Zaqueu não podia acreditar, ele estava tão agradecido pelas palavras de Jesus! Depressa, obedeceu e desceu da árvore. Mas as pessoas em volta de Jesus não gostaram. Elas ficaram zangadas. Odiavam Zaqueu e gritaram: -"Este Homem vai Se hospedar na casa de um pecador!".
Zaqueu morava pertinho de onde João Batista havia pregado. Ele conhecia a mensagem de João. Conhecia a mensagem de Jesus. Mas não havia entregue o coração a Deus até que Jesus lhe disse que iria a sua casa.
Conclusão: Naquele momento, entretanto, uma grande mudança aconteceu no interior daquele pequeno homem. Ele entendeu que a maneira como estava vivendo não era certa. Precisava mudar. Queria fazer isso, e de uma forma que pudesse ser justo diante de Deus e das pessoas que ele havia enganado. Antes de as pessoas saírem dali, Zaqueu disse: - Darei metade do meu dinheiro aos pobres. Se eu tiver prejudicado alguém, devolverei a essa pessoa quatro vezes mais! Jesus ficou muito feliz em ouvir Zaqueu escolher segui-Lo e disse: - A salvação veio à casa de Zaqueu hoje. O Filho do homem veio para encontrar as pessoas perdidas e salvá-las.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  •  
    Lembrancinhas (árvore confeccionada com tubo de linha e Zaqueu sentado em cima);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Caixa-história, fantoches de Jesus, Zaqueu e a multidão;
  •  Cartazes ilustrando a História.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão recortar e colar Zaqueu em cima da árvore, decorando a mesma.
 
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 07/09/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 07/09/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 07/09/2011


Anexos:
Sugestão de louvores:

CD Velhas Boas Novas para crianças – Hinos 03, 04, 09, 11.
CD Sendo Amigo de Deus – Hinos 01, 02 (para a história), 04, 05, 06.
CD Oficina de Música – Hinos 01, 02, 03, 05


Nenhum comentário:

Postar um comentário