terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A passagem pelo mar vermelho


"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."
(J. Petit Senn)
PLANEJAMENTO SEMANAL

12° Semana
Dia: 08/07/2012
Tema: Moisés – O Herói que liderou o povo de Deus
Sub-tema: A Libertação do povo de Israel do Egito – Pé na Estrada (A Passagem pelo Mar Vermelho)

 
Carga Horária: 2 horas/aulas
Descrição: 17_1_34
 
Base Bíblica: Êxodo 13: 17 a 22; 14:15
Texto para decorar: Êxodo 15.2 - "O Senhor é a minha força...”. 
Objetivos:
I – ensinar que Deus é poderoso e que devemos confiar somente nEle;
II – Mostrar para a criança que Deus PROTEGE os que são seus filhos;
III – Ensinar que devemos obedecer sempre à Palavra de Deus.
IV – Mostrar que vale a pena ficar do lado de Deus.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto, a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Maquete do Mar Vermelho;
  • Fantoches e brinquedos para representar os personagens (Moisés, povo hebreu, carroças, animais, malas, sacos, peixes, animais marinhos, pequenas pedras, etc);
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Lembrancinha (maleta com dedoches e/ou instrumentos musicais);
  • Um instrumento musical como pandeiro e/ou violão;
  • Mala de viagem com alguns objetos dentro.
Conteúdo/História:
Introdução: Quando você vai viajar, o que leva na sua mala? (Deixe as crianças responderem). Vamos fazer uma brincadeira.
Brincadeira: Coloque objetos numa mala de viagem; mantenha-a fechada e vede os olhos de algumas crianças, que terão que adivinhar, através do tato, que objetos são aqueles. (Professor, recorde com os alunos a preparação do povo para deixar o Egito - a primeira páscoa).
Desenvolvimento: Foi difícil, mas, finalmente, Faraó deixou o povo de Israel sair do Egito! Mulheres, crianças, homens teriam que levar o que tinham, pois partiam para a terra prometida por Deus. Eles ganharam dos egípcios muito ouro e jóias preciosas, e partiram levando tudo o que possuíam, porque iam para nunca mais voltar! Eram milhares de pessoas guiadas por Moisés. Eles foram em direção ao mar Vermelho, seguindo a ordem de Deus. Quando estavam acampados junto ao mar Vermelho, ouviram o barulho de cavalos. De longe avistaram o exército egípcio vindo ao encontro deles. Faraó havia se arrependido de ter deixado o povo sair, e foi atrás deles para matá-los.
Os israelitas ficaram apavorados! Gritaram pedindo a ajuda de Deus e disseram a Moisés que preferiam estar como escravos no Egito do que serem mortos no deserto. Mas Moisés, com toda a paciência e confiança, respondeu: "Não temas, Deus nos protegerá". Deus disse a Moisés, em frente ao mar: "Mande o povo que marche e levante sua vara e a estenda sobre o mar".
E o milagre aconteceu: o mar se abriu como se fosse uma estrada e todo o povo passou, sem molhar os pés. Quando acabaram de passar, Moisés estendeu a mão sobre o mar e as águas se juntaram novamente, afogando todo o exército egípcio. Deus protegeu o Seu povo!
Como eles ficaram felizes! Eles cantaram e louvaram a Deus.
Deus sempre esteve com eles durante a viagem pelo deserto, alimentando-os através do maná, uma sementinha que caía do céu, para prepararem pão e bolo. Deus fazia com que as aves viessem até eles sem precisar ser caçadas, assim tinham carne para comer. No deserto não era fácil encontrar água, então, Deus fazia brotar água da pedra, somente com o toque da vara de Moisés. Durante o dia, eram protegidos do calor com uma grande nuvem, que fazia sombra. À noite, uma coluna de fogo os aquecia do frio e iluminava o caminho. Nesse tempo todo, os sapatos e as roupas não se gastaram, porque Deus esteve com eles. Apesar de todos os milagres que Deus fez aos israelitas, eles eram teimosos e desobedeceram a Deus muitas vezes. Mas Deus sempre os protegeu.
Conclusão: Quantas coisas Deus fez pelo Seu povo! Da mesma maneira que ajudou o Seu povo Ele também nos ajuda e nos protege.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo propõe que as crianças desenhem ou colem peixes na água do Mar Vermelho e, em seguida, pintem todo o quadro.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (12)

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, resolvi, colocar os meus planos de aulas aqui pois, facilita a vida de muitos professores, esse é apenas o trabalho que desenvolvo na EBD!

      Excluir