terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Rute - a heroína Bondosa


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
(Nelson Mandela)

PLANEJAMENTO SEMANAL

14° Semana
Dia: 09/09/2012

 
Tema: Rute – A Heroína Bondosa
Sub-tema: A melhor amiga de Rute: Noemi
Carga Horária: 2 horas/aula
Base Bíblica: Rute 1:1-2:23; Eclesiastes 4:9-12; 1 João 4:7-11
Texto para decorar: Mateus 19:26 "... para Deus tudo é possível”. 
Objetivos:
I – Mostrar que, mesmo nas dificuldades. Deus está conosco e que no momento certo tudo será resolvido;
II – Mostrar que devemos ser bondosos para com o nosso próximo;
III – Revelar às crianças a importância de se ter amigos de verdade.

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto, a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada; terminada a história um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Após o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Maquete campos de cevada
  • CD com a música “Ser amigo de Deus é bom”;
  • Fantoches e brinquedos para representar os personagens (casas, árvores, pequenas pedras, etc);
  • Imagens da história impressas coloridas;
  • Lembrancinha (um cestinho com o versículo dentro e um ramo de trigo, ou um fantoche de Rute);
  • Balões, canetinhas;
  • Caixa de bombons ou de batom garoto;
  • Berço de brinquedo, bonecas, bebezinho e roupa de bebê para representar o bebê de Rute.

ANTES DE COMEÇAR .....

Pegue seu Kit da História e canetas hidrográficas coloridas. Como esta é uma história "Legal Demais!", você precisará de uma sacola de presente para guardar guloseimas como pipoca, balas ou maças pequenas, uma para cada crianças. Pode também ser uma caixa de bombons ou de batom garoto.
Antes da história, encha três bexigas e desenhe nelas rostos de mulher. Em um balão escreva "Noemi", em outro, "Rute", e no terceiro, "Orfa". Enquanto estiver contando a história, as bexigas estarão circulando entre as crianças. No final da história, mande as crianças se sentarem numa roda para se divertir com os amigos e dividir as guloseimas.

CONTAR A HISTÓRIA ......

Introdução: Mande as crianças formarem dois círculos concêntricos (um dentro do outro). As crianças do círculo interno andarão numa direção enquanto as do círculo externo andarão em outra. Quando você bater palmas, as crianças devem parar e cumprimentar o colega do outro círculo que estiver do lado. Depois de algumas voltas, peça para as crianças formarem um único círculo.
Diga: É muito gostoso ter amigos, não? Muitas vezes somos simpáticos com alguns amigos, sorrimos para eles, mas não passamos muito tempo juntos. Outros são amigos de verdade, com quem compartilhamos nossos segredos, sonhos e esperanças. Os amigos verdadeiros e íntimos são um presente de Deus e fazem do nosso mundo um lugar agradável de vivermos! A história bíblica de hoje é a respeito de uma verdadeira e de como duas mulheres descobriram quem era o melhor amigo delas.
Segure a bexiga que representa Noemi e diga: Esta é a história de Noemi, uma mulher que tinha dois filhos que se casaram com duas jovens. (Apresente "Orfa" e "Rute".) Uma dessas jovens se chamava Orfa e a outra, Rute. Enquanto contamos a história, vamos jogar com cuidado essas bexigas pelo círculo, prestando atenção no nome escrito nelas. Quando eu disser "pare", segure a bexiga e diga quem está em sua mão. 
Desenvolvimento: Noemi era uma senhora mais velha que conhecia e amava a Deus. Noemi tinha dois filhos que se casaram com duas jovens chamadas Orfa e Rute. Noemi amava as duas, mas sua amizade com Rute era especial. Noemi ensinou a Rute tudo o que sabia sobre Deus e ela também passou a conhecer e amar o Senhor. Foi então que aconteceu uma coisa horrível. O marido de Noemi e seus dois filhos morreram. Noemi, Orfa e Rute ficaram viúvas. Com muito amor Noemi disse a Rute e Orfa que, se quisessem, poderiam voltar para a casa de seus pais. Tanto Rute como Orfa choraram bastante. Ambas amavam Noemi e não queriam deixá-la. Finalmente, Orfa decidiu voltar para a casa de seus pais, e foi embora. Rute disse a sua amiga Noemi: "Aonde você for eu irei e o seu Deus será o meu Deus". Assim, Noemi e sua amiga Rute voltaram para Belém, cidade onde Noemi tinha alguns parentes. Quando Rute e Noemi chegaram a Belém, estavam com fome. Rute queria ajudar sua amiga Noemi e por isso foi ao campo recolher trigo para fazer pão. Ela recolheu os grãos e os colocou em uma sacola. Continuem jogando as bexigas. Diga: Quando Rute e Noemi se sentavam para desfrutar a amizade uma da outra e dividir a refeição, também oravam juntas agradecendo a Deus pelas bênçãos. 
Lá em Belém morava um parente de Noemi chamado Boaz. Ele era um homem bom e amava a Deus. Boaz tinha uma grande plantação de cevada (sementes que servem para fazer bebidas) e Rute foi colher espigas de cevada justamente no campo deste homem. Quando Boaz a viu na plantação, logo quis saber quem era aquela moça. Ele ficou sabendo que Rute era nora de Noemi e como era bondosa com sua sogra. Boaz até deixou que ela colhesse mais espigas. Ele gostou muito dela. Eles se casaram e tiveram um lindo bebê, que se chamou Obede. Depois que Obede nasceu, Noemi ficou alegre novamente. Ela amava muito seu netinho e cuidava dele. Obede foi muito especial para o povo de Deus. Ele foi o avô do grande rei Davi, do qual vocês já ouviram muitas histórias. Noemi passou por grandes problemas, que a deixaram muito triste. Mas depois Deus lhe deu um lindo netinho, que trouxe muita alegria para ela. 
Conclusão: Nós também passamos por dificuldades que nos deixam tristes. O papai perde o emprego, a mamãe ou o irmãzinho ficam doentes, e, às vezes, a gente nem sabe o que fazer. Nestes momentos, precisamos confiar no Senhor para que no momento certo Ele nos dê a vitória.

QUESTÕES QUE PODEM SER TRABALHADAS ......
PARA SEMPRE NA MEMÓRIA....

Descrição: 13957Por que amar a Deus nos ajudar a amar uns aos outros?
Descrição: 13957Sem amor a Deus, teremos mesmo amigos para amar? Por quê?
Descrição: 13957Por que compartilhar sobre Deus com nossos amigos nos aproxima deles e de Deus?
Descrição: 13957Por que ter um amigo é melhor do ficar sozinho?
Descrição: 13957Por que Deus nos dá amigos especiais?
Descrição: 13957De que forma os bons amigos podem ajudar uns aos outros?
Descrição: 13957Por que é importante fazer com que Deus seja a "terceira dobra" no relacionamento entre nós e nossos amigos?


Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde as crianças deverão cortar tiras de papel verde e colar na plantação de Boaz.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica)  Quando as crianças aparecem (3)

Fonte: 10ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário