“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão
pouco a sociedade muda”.
(Paulo Freire)
PLANEJAMENTO
SEMANAL
25° Semana
Dia: 04/12/2011
Tema: A Crucificação de Jesus e a Sua
Ressurreição
Carga Horária: 2
horas/aulas
Base Bíblica: Mateus
27: 33-44 - Marcos 15: 22-32 - Lucas 23: 33-38 - João 19: 17-27
Texto para decorar:
Marcos 5: 36 “(...)
Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Mostrar para as
crianças que Jesus precisou orar para seu Pai, Deus pedindo forças para cumprir
a sua missão;
II – Saber que Jesus
levou sobre si todos os nossos pecados quando morreu na cruz e está pronto para
nos perdoar e nos oferecer a vida eterna;
III – Entender que
Jesus apesar de ter morrido, ressuscitou e está ascentado no trono á direita de
Deus;
Procedimentos
metodológicos:
De início se promoverá
uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus
pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento
algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema
proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado
para a memorização. Em seguida a história sobre a morte e ressurreição de Jesus
será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado
aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula
uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança
como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato
mencionado em sala de aula.
História
– Introdução: Chame a atenção do aluno para o que vai
ser ensinado. Pergunte: “Vocês já receberam uma ordem e mesmo sabendo que
tinham que cumpri-la tiveram medo de fazê-la”? “Alguém lembra de uma coisa
assim”? (Deixem que falem).
A história de hoje é muito importante
porque vamos ver como às vezes podemos estar perto de Jesus e dizer que não o
conhecemos, também vamos ver a morte de Jesus e sobre a suposta vitória do mal.
Recursos utilizados:
|
- Bíblia;
- Som;
- Lembrancinhas
(Jesus ressurreto);
- Exercícios
fotocopiados;
·
Cartazes ilustrando a História;
·
Maquete para contar a história;
·
Diversos fantoches para os personagens;
Avaliação:
A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de
como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno
exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão ligar os números aos acontecimentos.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira. Bíblia
de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo
Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova
Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 30/11/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 30/11/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 30/11/2011
Anexos
- Sugestão de louvores:
CD Velhas Boas Novas para crianças – Hinos 03,
04, 09, 11.
CD Sendo Amigo de Deus – Hinos 01, 02 (para a
história), 04, 05, 06.
CD Oficina de Música – Hinos 01, 02, 03, 05
Nenhum comentário:
Postar um comentário