segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Os dois caminhos


Os ensinamentos das pessoas sábias são uma fonte de vida.”
Provérbios 13:14

PLANEJAMENTO SEMANAL

17° Semana
Dia: 07/08/2011

Tema: Os dois Caminhos

Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Mateus 7:13,14
Texto para decorar: 
Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.”
Objetivos:
I – Ensinar que o caminho de Jesus não é fácil, mas é o único que leva ao céu;
II – Identificar os elementos presentes na vida de quem anda no caminho largo e de quem anda no caminho estreito;
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre os discípulos de Jesus será contada seguindo uma ordem pré-determinada. Após o término da lição fixação um exercício, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História: Introdução – Você já foi passear em um parque ou num sítio onde há estradas nas matas para as pessoas passarem? É difícil andar por trilhas, não é? Temos que andar um atrás do outro, com muito cuidado, prestando muita atenção para não cair, etc. Como você se sentiu? Você sabia que Jesus contou uma história sobre dois caminhos: um caminho largo e um estreito.
Desenvolvimento: Depois que foi tentado, Jesus voltou para a cidade e, por onde passava, fazia o bem. Jesus tinha 12 discípulos que estavam sempre com Ele. Havia também muitas pessoas que O seguiam para todos os lados. Jesus sempre parava para ensinar os discípulos e essas pessoas também.
Certa vez, Jesus subiu a um monte com seus discípulos para ensiná-los, porém, quando o povo os viu subindo, foi atrás, porque já tinham visto e ouvido Jesus operar milagres e pregar. Ele começou a ensinar as coisas que são corretas e que devemos fazer: amar uns aos outros, cuidar dos pobres, orar todos os dias, confiar somente em Deus, e muito mais. Ele também mostrou que há muitas coisas erradas q que não podemos fazer de jeito nenhum. ( Professor, dê exemplos como: bater no coleguinha, mentir, falar palavrão, etc).
Depois que Jesus ensinou todas essas coisas, Ele disse para as pessoas que agora elas teria que tomar uma decisão: escolher entre o certo e o errado. Para ensinar isso, Jesus contou a história dos dois caminhos: um largo e um estreito.
Jesus disse: “entrai pela porta estreita.... é apertado o caminho que leva para vida eterna.... e são poucos os que andam por ele”.Jesus queria dizer que não é muito fácil andar por esse caminho estreito, ou que não é fácil  seguir a Jesus e Seus ensinos. As pessoas têm que amar até quem não gosta delas. Você pode imaginar isso, amar aquela pessoa que sempre briga com você? É por isso que há poucas pessoas que andam no caminho de Jesus. O caminho de Jesus nos leva para um dia morarmos no céu. Mas ... muitos preferem o caminho largo.
Vejam o que Jesus disse sobre o caminho largo. “larga é a porta e espaçoso o caminho que leva para a perdição, e são muitos os que entram por ela”. Quem são as pessoas que andam no caminho largo? São aquelas que não amam a Jesus, que estão sempre desobedecendo à Palavra de Deus. Parece ser muito fácil andar pelo caminho largo, parece mais gostoso, tem mais gente nesse caminho. Todos que vão por esse caminho não se preocupam em agradar a Deus. Este caminho não nos leva para o céu.
Conclusão – E você? Quer escolher entre fazer aquilo que é errado: desobedecer aos pais e professores, brigar com os colegas, fazer coisa que deixam Jesus triste?
Ou escolher a coisa certa que é obedecer ao que está na Bíblia? Lembre-se que este é o caminho que nos leva ao céu. Já sabemos que o melhor caminho é Jesus. Jesus disse: “Eu sou o caminho,e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”(João 14:6). Agora eu quero saber quantos querem andar por esse caminho? (Professor, se necessário leve seu aluno a Cristo).

 Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (caminho estreito confeccionado em EVA);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Versículo ilustrado para decorar;
  • Ilustrações de pessoas com atitudes boas e más;
  • Jesus e os doze discípulos como fantoches de palito ou copo descartáveis;
  • Maquete onde demonstra os dois caminhos;
·         Farinha de rosca para colar no caminho.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão recortar as pegadas e colar no caminho que eles querem seguir (caminho estreito), em seguida colar a farinha de rosca no caminho para que fique parecido com terra.
Sugestão de outras atividades:
a)    Amarelinha: Desenhar no chão com durex colorido uma amarelinha, explicando para a criança que não é fácil chegar no círculo que se chama céu, é preciso, antes, vencer alguns obstáculos;
b)    Jogo da vida - Material Necessário: 2 maletas, Bíblia, lição da Escola Bíblica, mapa da cidade, livro de histórias bíblicas, revista secular, lata de cerveja, maço de cigarros e o que mais tiver disponível e desejar utilizar.
Modo de Preparar: Em uma das maletas, coloque o maço de cigarros, a lata de cerveja e a revista secular. Na outra, os demais objetos. Etiquete as duas maletas com a palavra VIDA.
Mensagem: Muitos de vocês já viajaram de avião, carro, ônibus, trem. Hoje iremos falar a respeito da VIAGEM DA VIDA. Jesus disse que há dois caminhos pelos quais podemos viajar. Um é o caminho largo, com uma porta bem larga; o outro caminho é estreito, com uma porta também estreita. É necessário saber por qual caminho estamos seguindo, pois todos estamos em um deles. Uma boa forma de descobrir é olhar o conteúdo destas maletas. Quando viajamos, sempre levamos malas com os nossos pertences. Da mesma forma, também levamos bagagem durante a nossa VIAGEM DA VIDA (segure as maletas de forma que todos possam vê-las.)
Primeira maleta: (Abra-a e segure o maço de cigarros.) Comente a respeito dos maus hábitos, leia a advertência que se encontra impressa na embalagem e mencione a perda do dinheiro gasto, que poderia ser utilizado para uma boa causa.(Segure a lata de cerveja.) Comente os males sociais devido ao consumo de bebidas alcoólicas. Fale a respeito das estatísticas de acidentes relacionados com o álcool, etc.(Segure a revista.) Somos aquilo que lemos. Se lermos o lixo da imprensa, os livros pecaminosos, seremos influenciados por Satanás.A pessoa que viaja com esse tipo de bagagem na vida certamente está no caminho largo, mas que a levará à destruição (Mateus 7:13). Jesus disse que muitos seguem por esse caminho. Não creio que você queira ser um deles?
Segunda maleta: Vejamos o conteúdo desta maleta e se estamos preparados para viajar por um caminho melhor do que o caminho espaçoso. (Segure a Bíblia.) “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra” (Salmo 119:105). A pessoa que leva a Bíblia está carregando o mapa correto do caminho que leva ao Céu. (Pegue a Lição da Escola Sabatina.) Esta literatura indica que o viajante está alimentando corretamente a sua mente. “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado” (II Timóteo 2:15). (Pegue o livro de histórias bíblicas.) Este viajante está lendo e seguindo o exemplo do tipo correto de heróis (mencione alguns: Moisés, José, Davi, Daniel). Por qual caminho você está viajando? Lembre-se, o caminho espaçoso parece agradável e fácil, mas conduz à destruição. O caminho apertado é muitas vezes difícil e pedregoso, sem atalhos ou desvios, mas é o único que conduz à vida eterna!
REFLEXÃO: Andar ao lado de Jesus é o único caminho que nos leva à vida eterna. Ao vencermos, com a Sua ajuda, as provações e dificuldades que porventura passarmos, nosso caráter estará sendo preparado, purificado e lapidado, e o nosso caráter é a única “bagagem” que levaremos deste mundo para a eternidade.

Bibliografia básica consultada e utilizada:

ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 03/06/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 03/08/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 03/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário