domingo, 2 de dezembro de 2012

Os discípulos de Jesus - Jesus escolhe um cobrador de impostos


Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.”
Provérbios 17:17

PLANEJAMENTO SEMANAL

15° Semana
Dia: 10/07/2011

Tema: Os discípulos de Jesus - Irmãos obedientes (Pedro e André, Tiago e João) ∕ Jesus escolhe um cobrador de impostos.

Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Mateus 4:18-22
Texto para decorar: 
Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.”
Objetivos:
I – Mostrar que devemos obedecer a Deus sempre;
II – Saber que devemos falar de Jesus para todas as pessoas;
III – Saber o que significa ser pescadores de homens;
IV – Compreender que Jesus não diferencia pessoas;
V – Perceber que o arrependimento pode fazer-nos mudar de atitude.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre os discípulos de Jesus será contada seguindo uma ordem pré-determinada. Após o término da lição fixação um exercício, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História: Introdução - Bem, hoje vou contar uma história bem legal para vocês! A história dos amigos de Jesus! Quando Jesus passou aqui pela terra como homem ele também tinha amigos sabia? Ele gostava muito de seus amigos. Ele foi passando pelos lugares e escolhendo alguns para serem seus amigos, para ensiná-los a ser bonzinho, a ser obediente, a ter fé, a respeitar as pessoas, ser educado.
Quem tem amigos aqui? Quem são seus amigos? (perguntar para cada criança os nomes de seus amiguinhos) (conversar bastante sobre a amizade de Jesus com seus discípulos e também da amizade das crianças).
Desenvolvimento - Pergunta: “Quem eram os doze (12) discípulos/apóstolos de Jesus Cristo?”.
Resposta: A palavra discípulos se refere a um aprendiz ou seguidor. A palavra apóstolo se refere a alguém que é enviado. Enquanto Jesus estava na terra, os doze eram chamados discípulos. Os 12 discípulos seguiram a Jesus Cristo, aprenderam com Ele, e foram treinados por Ele. Os doze discípulos/apóstolos eram homens comuns a quem Deus usou de maneira extraordinária. Entre os 12 estavam pescadores, um coletor de impostos, um revolucionário.
(Professor mostre os objetos de pesca). Quero saber quem aqui gosta de pescar. Quem já pescou um peixe grande? Qual era o tamanho do seu peixe? Você já pensou em ir para o alto mar e fica lá horas e horas pescando, olhando para a natureza que Deus fez, e ficar esperando que um peixinho morda a isca da sua vara? Eu acho que para pescar é preciso de muita calma e paciência. A história de hoje fala de alguns irmãos que eram pescadores.
Jesus estava escolhendo Seus primeiros discípulos, isto é, homens que passariam todo tempo com Ele e aprenderiam com Ele sobre as coisas de Deus e como ensinar as pessoas. Jesus começou escolhendo os irmãos: Pedro e André, que eram pescadores. Jesus disse que aqueles pescadores seriam pescadores de homens e não mais de peixes, como faziam. Que é ser pescador de homens? Pescador de homens é aquele que fala de Jesus para outras pessoas e esta pessoa passa a seguir Jesus, também. Tiago e João também eram irmãos e estava consertando as redes de pescaria, juntamente com o pai deles. Mas Jesus, passando por eles, também os escolheu para pregar a Sua Palavra - a Palavra de Deus. Eles se despediram do seu pai e foram com Jesus. Pedro, André, Tiago e João devem ter ficado muito alegres com o convite de Jesus, porque a Bíblia diz que na mesma hora que Jesus chamou, eles obedeceram. Esses irmãos gostavam muito de pescar, mas obedeceram a Jesus e O seguiram para trabalhar com Ele. Não foi fácil para eles deixar as pescaria e afastar um pouco da família para colocar o convite de Jesus em primeiro lugar. Sabemos que essa foi uma boa escolha, porque estavam fazendo a vontade de Deus.
Eles oraram por pessoas que estavam doentes e elas foram curadas; falaram de Jesus, do amor de Deus para muitas pessoas, que falaram para outras, e outras, até a mensagem chegar a nós. Que maravilhoso! Eles foram grandes homens de Deus, porque aceitaram imediatamente o convite de Jesus. Imaginem se eles tivessem falado para Jesus que não poderiam deixar suas coisas para seguí-lO. Isso seria muito ruim, mas que bom que imediatamente seguiram a Jesus obedecendo ao Seu chamado! E você? Quando a mamãe ou o papai pedem para fazer algo, você obedece na mesma hora? Deus fica contente se você obedece ao papai e a mamãe, sem demora.
Vamos continuar a falar da vida de Jesus e como foi que Ele escolheu os outros apóstolos: Jesus estava indo para o lago da Galiléia onde muitas pessoas iam procurá-lo para ouvir da palavra de Deus, enquanto Jesus estava caminhando Ele viu um comprador de Impostos chamado Mateus (explicar o que é um cobrador de impostos), então Jesus o chamou e Mateus o seguiu. Mateus ficou tão feliz que fez uma festa em sua casa para Jesus, mas algumas pessoas ficaram com ciúme dizendo: porque Jesus está sentado com cobradores de impostos? Jesus ouviu essas pessoas falando e respondeu: Eu vim para chamar os pecadores para o arrependimento e não os justos.
Conclusão – Jesus não faz separação entre as pessoas.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (máscara dos discípulos ou jogo da memória dos discípulos);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Versículo ilustrado para decorar;
  • História contada com painéis;
  • Jesus e os doze discípulos como fantoches de palito ou copo descartáveis;
  • Peixe preso na vara de pescar, barco, rede de pesca, água de papel celofane;
  •   Moedas de plástico.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão ligar cada discípulo a sua sombra e um outro onde eles deverão identificar as diferenças entre os discípulos (o mais magro, o mais gordo, o mais baixo e o mais alto). Atividades de fixação também servem como forma de avaliação da lição apresentada.
Sugestão de outras atividades:
a) Você pode pedir que as crianças desenhem seus amigos numa folha em branco;
b) Pintar a gravura dos discípulos;
c) Utilizar moedas e folhas de sulfite para desenhá-las com giz de cera;
d) Atividades de colagem e confecção de fantoches;
e) Colorir gravuras de peixes;
f) Confecção de marca páginas com o versículo da aula.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 08/07/2011
Anexos:
Sugestão de louvores:

CD Velhas Boas Novas para crianças – Hinos 03, 04, 09, 11.
CD Sendo Amigo de Deus – Hinos 01, 02 (para a história), 04, 05.
Doze apóstolos
Eram doze apóstolos por Jesus chamados: Simão Pedro, André, Tiago e João, Felipe, Tomé, Mateus, Tiago filho de alfeu, Tadeus, Simão, Judas e Bartolomeu.

 
CD Oficina de Música – Hinos 01, 02, 03, 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário