domingo, 2 de dezembro de 2012

Maria, mãe de Jesus - A Anunciação


“Óh bendito o que semeia livros, livros à mão cheia e manda o povo pensar (...)”.
(Castro Alves)

PLANEJAMENTO SEMANAL

3° Semana
Dia: 20/03/2011
Tema: Maria, mãe de Jesus e a Anunciação
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Lucas 1: 26-38
Texto para decorar: 
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna”.
Objetivos:
I – Fazer com que as crianças consigam reconhecer a mãe de Jesus, identificando seu nome e o seu valor;
II – Identificar o por quê, ou seja, o motivo de Deus ter escolhido Maria para ser a mãe de Jesus aqui na terra.
III – Que a criança identifique que era necessário Jesus nascer de mulher, como homem para salvar o mundo do pecado.
IV – Reconhecer o mensageiro que Deus enviou para dar as boas novas a Maria.

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões serão propostas aos alunos tais como: vocês conhecem a mãe de Jesus? Quem era ela? Qual o seu nome? E a sua profissão? Imaginemos que os nossos avós vivem muito longe, mas decidiram passar o natal em casa. Como eles avisariam o dia da chegada? (Permitir respostas, provavelmente eles dirão, carta, telefone, e-mail, mensagem de celular etc) E de que maneira ficaríamos sabendo por exemplo, eu o Presidente visitará a nossa cidade? (Permitir respostas, provavelmente eles dirão, televisão, carro de som, jornal, radio, internet, etc) Sim, essas são as maneiras mais comuns de nos comunicar atualmente.Um dia Deus quis dar um anuncio muito importante. Ele usou um método muito especial. Deus usou anjos para anunciar um evento MARAVILHOSO. Você sabem que evento era esse? (Permitir respostas)
À medida em que as crianças forem respondendo às perguntas a história vai sendo contada para, em seguida, um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História: Um dia Maria estava trabalhando na sua casa. Havia muita coisa para fazer! Tinha que limpar o chão, tirar o pó das móveis, lavar roupa, fazer a comida…Quantos afazeres! Mas Maria não se importava de trabalhar! Ela cantava louvores enquanto trabalhava. Ela era jovem e amava muito a Deus e gostava de ajudar a sua família porque sabia que isso agradava a Deus. Ela também esperava a promessa de Deus, o nascimento do Messias! Maria cria que Deus cumpriria a sua Palavra, mas não sabia quando isso aconteceria.
De repente, Maria percebeu que não estava mais sozinha! Havia diante dela uma pessoa estranha, vestida de branco, brilhava como uma luz! Era um anjo! Ele se chamava Gabriel. Deus o enviara com um anuncio muito especial!
-Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Maria sabia que esse não era um cumprimento comum! Não entendia porque o anjo a saudava dessa maneira. Ela estava muito assustada!
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
-Mas é impossível! Como acontecerá isso se eu não sou casada? –perguntou Maria assustada.
-Para Deus não há nada impossível!  -respondeu o anjo.
Maria respondeu prontamente:
- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.
Com muita alegria Maria e José continuaram com os seus planos do casamento. Agora Maria tinha outro motivo para cantar enquanto trabalhava. Ela se sentia muito feliz por poder servir ao Senhor e por ser escolhida por Ele.
-Obrigada por cumprir as tuas promessas Senhor!
Recursos utilizados:

  • Bíblia
  • Som
  • Lembrancinhas
  • Exercícios fotocopiados
  • Versículo ilustrado para decorar
  • Boneca para representar a figura de Maria

 Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança percorra um caminho e descubra o que foi prometido à Maria pelo anjo.

Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7°ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1998.
______ . Pais brilhantes, professores fascinantes. Sextante. Rio de Janeiro, 2003.  
http://www.sementinhakids.com.br

Um comentário: