sábado, 1 de dezembro de 2012

A Importância de se estudar a vida de Jesus


“Não jure que caminhará no escuro, aquele que não viu o cair da noite”.
(Elrond – A Sociedade do Anel)

PLANEJAMENTO SEMANAL

1° Semana
Dia: 20/02/2011

Tema: Importância de se estudar a vida de Jesus

Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Lucas 1:26-38
Texto para decorar: 
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna”.
Objetivos:
I - Fazer com que a criança compreenda que Deus demonstrou o Seu amor enviando o seu Filho Jesus, e assim cumpria a promessa feita pelos profetas.
II - Levar a criança a sentir gratidão por Jesus.
Conteúdo:
Por quê é importante estudar sobre a vida de Jesus? Quem Ele é? O que Ele faz? Você o conhece?
Procedimentos metodológicos:
De início se efetuará uma conversa do tipo “quebra gelo”, a sala e as professoras serão apresentadas às crianças; em seguida deve-se explicar o porque de a sala estar toda enfeitada como se fosse uma festa, é porque é uma festa para Jesus; promover uma interação com as crianças perguntando a elas quem é Jesus e porque precisamos estudar sobre Ele. Após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada, um versículo será apresentado para a memorização e um pequeno exercício ministrado. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia
  • Som
  • Visuais (balões, mesas enfeitadas, brigadeiro)
  • Lembrancinhas (carrinho de bebê com Jesus dentro)
  • Exercícios fotocopiados
  • Versículo ilustrado para decorar

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança procure por Jesus, encontre-O e O destaque em meio à multidão.

Bibliografia básica consultada e utilizada:

THOMPSOM, Frank Charles. Bíblia de Referência Thompsom com versículos em cadeia ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7°ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1998.
CURY, Augusto. Nunca desista dos seus sonhos. Sextante. Rio de Janeiro, 2004.
______ . Pais brilhantes, professores fascinantes. Sextante. Rio de Janeiro, 2003.  
http://www.sementinhakids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário