quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A cura de um paralítico em cafarnaum



“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.
(Immanuel Kant)

PLANEJAMENTO SEMANAL

24° Semana
Dia: 20/11/2011

Tema: A Cura de um Paralítico em Cafarnaum

Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Mateus 9: 1-8 – Marcos 2: 1-12 – Lucas 5: 17-26
Texto para decorar: 
Marcos 5: 36 “(...) Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Mostrar para as crianças como é importante ter amigos de verdade;
II – Entender que os amigos do paralítico usaram a cabeça para resolver o problema por eles enfrentado;
III – Saber que não deve haver empecilhos quando quisermos falar com Deus;
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre a cura de um paralítico na cidade de Cafarnaum será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História:
Jesus havia chegado a Cafarnaum. As pessoas ficaram alvoroçadas. Elas querem ouvir os ensinamentos do Mestre. Quando descobriram que ele estava em casa, correram até lá. Não queriam perder a oportunidade de ficar ao lado de Jesus. Eu também correria até ele. E vocês? Em Cafarnaum, havia um homem que também queria muito correr até Jesus. Ele correria, se pudesse... Mas esse homem era paralítico. O que é mesmo uma pessoa paralítica? É alguém que tem um tipo de paralisia, que, muitas vezes, o impossibilita de se movimentar ou andar. Por que vocês acham que o paralítico queria ver Jesus? Seu desejo era ficar curado. Esse homem devia sonhar com isso. Acho que era o grande sonho da vida dele. Mas de que forma chegaria até Jesus, já que não podia andar? Também moravam naquela cidade alguns homens que sonhavam em ver o paralítico andando. Eles eram quatro amigos. Eles resolveram levar o amigo até Jesus. Os quatros amigos estavam entusiasmados com a possibilidade de aquele homem ver Jesus.
Mas, ao se aproximarem da casa, viram que não seria nada fácil entrar com o paralítico. A casa estava muito, muito cheia. Gente de toda parte estava ali. Eles nem conseguiam ver direito pela janela, por causa da grande quantidade de pessoas dentro da casa.
Mas eles não desistiram. Colocaram a cabeça para funcionar. Aqueles quatro amigos estavam com um grande problema para resolver. Vamos às hipóteses: o que vocês acham que eles deveriam fazer? Depois de pensarem, tiveram uma grande idéia. “Vamos subir as escadas que nos levarão até o telhado”. Naquela região, a maioria das casas tinha a forma de um quadrado. E subiram, subiram, subiram. Não deve ter sido nada fácil carregar o paralítico até o telhado. Pensem no peso. Pensem no tamanho do leito, ou seja, do lugar onde ele estava deitado. Devia ser grande e difícil de carregar em uma escada. Puxa! Que trabalho! Mas esses homens fizeram tudo isso. Chegaram ao telhado. E agora?
Ah! Esses amigos foram muito criativos, pensaram em tudo! Eles fizeram uma abertura, com muito cuidado, naquele telhado, como se fosse um quadrado ou uma janela. Eles prenderam cordas na esteira onde o paralítico estava deitado e o desceram bem em cima da direção onde Jesus estava. Desceram o homem e ele ficou pertinho de Jesus! E isso surpreendeu á todos. Aqueles quatro amigos tinham fé e acreditavam que Jesus podia socorrer o paralítico. Jesus entendeu isso. Então, disse ao paralítico: “Filho os teus pecados estão perdoados!” Alguns líderes religiosos pensaram assim: “Quem ele pense que é?” Como Jesus já sabia o que eles estavam pensando, surpreendeu-os ainda mais quando falou novamente ao paralítico: “Você está curado.” Nesse momento o homem se levantou.
Ele começou a andar. Era um milagre! Não sei quem comemorou mais: se foi o paralítico ou se foram seus amigos.
Era grande o contentamento de todos. Como foi valiosa a determinação e ajuda dos amigos.
 
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (caminha confeccionada em papelão com um bonequinho simbolizando o paralítico e cordas amarradas na cama);
  • Exercícios fotocopiados;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Caixa de papelão representando a casa onde Jesus estava;
·         Diversos fantoches para os personagens;
·         Barbante.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão amarrar barbantes nas cordas da cama do paralítico e, em seguida, dar um colorido bem bonito à cena.

Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 07/09/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 07/09/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 07/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário