segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A pesca maravilhosa


“A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar”.

(Henry Peter)

PLANEJAMENTO SEMANAL

17° Semana
Dia: 21/08/2011

Tema: A pesca maravilhosa

Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Mateus 4:18-22 – Lucas 5: 1-11
Texto para decorar: 
Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.”
Objetivos:
I – Ajudar as crianças a entenderem que devemos falar sobre Jesus para outras pessoas;
II – Compreender que Jesus, como sendo o Filho de Deus, também nos chama para sermos pescadores de homens;
III – Saber que Jesus pode fazer as coisas em abundância;
IV – Saber que podemos confiar na Palavra de Deus.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre a pesca maravilhosa será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História: Um dia, Jesus andando na praia viu dois irmãos em seus barcos: André e Simão Pedro. Jesus entrou e assentou-se. Após falar com a multidão na praia, voltou-se aos irmãos e pediu para que Pedro levasse o barco um pouquinho mais distante da praia. Ora, ele já havia feito isso a noite toda e nada pescou, mas mesmo assim obedeceu a Jesus. Dizendo: Mestre, nos trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas já que o Senhor está mandando jogar as redes eu vou obedecer! Quando eles jogaram as redes na água pescaram tanto peixe, que as redes estavam se arrebentando. Vocês imaginam? Uau, quanto peixe! Eram tantos que até precisou de ajuda, eles fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outros barcos fim de que viessem a ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, os barcos quase afundaram!  Simão e os outros ficaram admirados com a quantidade de peixe que tinham apanhado. Após isso. Jesus chamou Pedro e André e lhes disse: “Não tenham medo, De agora em diante vocês vão pescar gente!”
ConclusãoVocê é seguidor de Jesus? (se não for, líder convive-o a receber Jesus no seu coração fazendo uma oração). O que Jesus quis dizer com “Não tenham medo, De agora em diante vocês vão pescar gente!”? O que significa pescar gente? (deixe eles comentarem) O que fizeram os pescadores? Nós também podemos ser pescadores de gente! Você sabe como? (deixe eles comentarem) Alguma vez você pescou alguma pessoa para Jesus? Quem?
Nós podemos:
1)Convidar nossos colegas, primos, vizinhos e amigos para ir na igreja.
2)Orar para que eles também sejam seguidores de Jesus.
3)Convidar pais e tios para ir no culto.
4)Fazer uma cartinha falando de Jesus!
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (barco com os discípulos);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Versículo ilustrado para decorar;
  • Papel celofane azul para ser o mar;
  • Fantoches de Pedro, Jesus e a multidão;
  • Barcos, redes e peixes;
·         Pratos descartáveis.
·         Cartazes ilustrando a História.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão colorir e recortar os peixinhos colando na rede dos discípulos.
Sugestão de outras atividades:
Seguindo o mestre: Marcar com giz no chão pequenos círculos para cada criança, elas devem sentar dentro deles. O líder passará caminhando entre as crianças e dizendo. “A obra de Deus é muito grande e eu preciso de discípulos fieis para que me ajudem, você..........(diga o nome da criança) Siga-me! Você ..........siga-me!!!” E o líder caminha e as crianças caminham por trás. O líder pode chamar quantas crianças quiser, e elas devem segui-lo enfileirados até que o líder grita: “Vamos pescar!” ali todas as crianças devem voltar correndo ao círculo e sentar, haverá um círculo a menos porque o líder deverá tentar ocupar um lugar. A crianças que sobra perde e deve convocar os discípulos pra o seguir também (a criança que ficar três vezes fora do círculo perde).
Bibliografia básica consultada e utilizada:

ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 17/08/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 17/08/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 17/08/2011
Anexos:
Sugestão de louvores:

CD Velhas Boas Novas para crianças – Hinos 03, 04, 09, 11.
CD Sendo Amigo de Deus – Hinos 01, 02 (para a história), 04, 05, 06.
CD Oficina de Música – Hinos 01, 02, 03, 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário