“O
ensino deveria ser assim: quem o receba, o recolha como um dom inestimável, mas
nunca como uma obrigação penosa”.
(Albert Einstein)
PLANEJAMENTO
SEMANAL
6° Semana
Dia: 10/04/2011
Tema: Jesus conversa
com os doutores da lei
Carga Horária: 2
horas/aulas
Texto para decorar:
João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que
todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna”.
Objetivos:
I – Reconhecer que podemos imitar a Jesus em aprender a
respeito de Deus;
II – Identificar o que José e sua família faziam todos os anos;
III – Perceber o por quê de após um dia de viagem José e Maria retornaram a Jerusalém;
IV – Identificar onde José e Maria encontram Jesus, e por que as
pessoas ali ficaram admiradas;
V –
Perceber o Jesus disse à sua mãe, Maria;
VI – Ser
capaz de identificar quantos anos Jesus tem e onde ele está.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com
as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade
de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão
apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus),
a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em
seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões
serão propostas aos alunos tais como: O que José e
sua família fazem todos os anos? Depois de um dia de viagem de volta para casa,
por que José e Maria retornam a Jerusalém? Onde José e Maria encontram Jesus, e
por que as pessoas ali ficaram admiradas? O que Jesus diz à sua mãe, Maria? Como
podemos imitar a Jesus em aprender a respeito de Deus?
À medida em que as crianças forem
respondendo às perguntas a história vai sendo contada para, em seguida, um
exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá
uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se
relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para
que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História:
A história de hoje:Conta
de Jesus como criança e sobre a obediência.Será que Jesus foi criança? Jesus
também foi criança,assim como vocês.Ele brincava,corria,cantava e fazia tudo o
que vocês fazem.Só existia uma única diferença:Ele não fazia nada de
errado!Jesus não tinha pecado (dê
exemplos de pecados, como: mentir, desobedecer, falar palavras feias e etc.)
Os pais de Jesus, aqui naTerra, se chamavam José e Maria.Jesus morava com eles na cidade de Nazaré. Quando Ele fez doze anos visitou pele primeira vez o templo de Jerusalém.
Os pais de Jesus, aqui naTerra, se chamavam José e Maria.Jesus morava com eles na cidade de Nazaré. Quando Ele fez doze anos visitou pele primeira vez o templo de Jerusalém.
(Explique para seus alunos que templo significa igreja).
A viagem era muito demorada.A família de Jesus e várias outras pessoas
foram juntas caminhando pela estrada.Todos estavam muito felizes,pois iam ao
templo,comemorar a festa da Páscoa.Essa festa durou vários dias.Com
certeza,Jesus participou de todos os cultos e festejos.Ao terminar a festa,
todos voltaram para suas casas.Maria e José já estavam no caminho para Nazaré
quando sentiram falta de Jesus.Perguntaram a todos os companheiros que estavam
viajando junto com eles: -"Vocês
sabem onde está meu filhinho Jesus?"Mas ninguém o havia visto. E agora,o que eles deveriam fazer? Maria e José voltaram para Jerusalém
para procurar Jesus. Será que
encontraram Jesus? Onde será que
Jesus estava?O que será que Ele estava fazendo?
Três dias depois encontraram Jesus no templo conversando com homens
muito inteligentes.Eles estavam conversando com Jesus sobre Deus e sobre coisas
do dia-a-dia.Jesus certamente gostava muito de ir ao templo.Ele gostava muito
de ficar lá e talvez quisesse ficar mais um pouquinho,mas ao ver seus
pais,despediu-se dos homens e voltou com José e Maria para Nazaré sem reclamar.
Jesus sempre obedecia aos seus pais. Ele sabia que Deus fica contente com os
filhos que obedecem os pais.
Recursos utilizados:
- Bíblia
- Som
- Lembrancinhas (Bíblia
feita com caixa de fósforos)
- Exercícios
fotocopiados
- Versículo ilustrado
para decorar
- História ilustrada
Avaliação:
A
avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de
como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno
exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a
criança reconheça que Jesus era muito inteligente porque Ele lia muito. As
crianças deverão recortar e dobrar um livro do material de apoio e colá-lo nas
mãos de Jesus.
ALMEIDA, João Ferreira. Bíblia
de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em
Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova
Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7°ed. Paz e Terra.
Rio de Janeiro, 1998.
______ . Pais
brilhantes, professores fascinantes. Sextante. Rio de Janeiro, 2003.
http://www.sementinhakids.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário