domingo, 2 de dezembro de 2012

Jesus conversa com os doutores da lei


“O ensino deveria ser assim: quem o receba, o recolha como um dom inestimável, mas nunca como uma obrigação penosa”.
(Albert Einstein)

PLANEJAMENTO SEMANAL

6° Semana
Dia: 10/04/2011
Tema: Jesus conversa com os doutores da lei
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Lucas 2:41-52; Mateus 13:53-56.
Texto para decorar: 
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna”.
Objetivos:
I – Reconhecer que podemos imitar a Jesus em aprender a respeito de Deus;
II – Identificar o que José e sua família faziam todos os anos;
III – Perceber o por quê  de após um dia de viagem José e Maria  retornaram a Jerusalém;
IV – Identificar onde José e Maria encontram Jesus, e por que as pessoas ali ficaram admiradas;
V – Perceber o Jesus disse à sua mãe, Maria;
VI – Ser capaz de identificar quantos anos Jesus tem e onde ele está.

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões serão propostas aos alunos tais como: O que José e sua família fazem todos os anos? Depois de um dia de viagem de volta para casa, por que José e Maria retornam a Jerusalém? Onde José e Maria encontram Jesus, e por que as pessoas ali ficaram admiradas? O que Jesus diz à sua mãe, Maria? Como podemos imitar a Jesus em aprender a respeito de Deus?
À medida em que as crianças forem respondendo às perguntas a história vai sendo contada para, em seguida, um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História: A história de hoje:Conta de Jesus como criança e sobre a obediência.Será que Jesus foi criança? Jesus também foi criança,assim como vocês.Ele brincava,corria,cantava e fazia tudo o que vocês fazem.Só existia uma única diferença:Ele não fazia nada de errado!Jesus não tinha pecado (dê exemplos de pecados, como: mentir, desobedecer, falar palavras feias e etc.)
Os pais de Jesus, aqui naTerra, se chamavam José e Maria.Jesus morava com eles na cidade de Nazaré. Quando Ele fez doze anos visitou pele primeira vez o templo de Jerusalém.
(Explique para seus alunos que templo significa igreja).
A viagem era muito demorada.A família de Jesus e várias outras pessoas foram juntas caminhando pela estrada.Todos estavam muito felizes,pois iam ao templo,comemorar a festa da Páscoa.Essa festa durou vários dias.Com certeza,Jesus participou de todos os cultos e festejos.Ao terminar a festa, todos voltaram para suas casas.Maria e José já estavam no caminho para Nazaré quando sentiram falta de Jesus.Perguntaram a todos os companheiros que estavam viajando junto com eles: -"Vocês sabem onde está meu filhinho Jesus?"Mas ninguém o havia visto. E agora,o que eles deveriam fazer? Maria e José voltaram para Jerusalém para procurar Jesus. Será que encontraram Jesus? Onde será que Jesus estava?O que será que Ele estava fazendo?
Três dias depois encontraram Jesus no templo conversando com homens muito inteligentes.Eles estavam conversando com Jesus sobre Deus e sobre coisas do dia-a-dia.Jesus certamente gostava muito de ir ao templo.Ele gostava muito de ficar lá e talvez quisesse ficar mais um pouquinho,mas ao ver seus pais,despediu-se dos homens e voltou com José e Maria para Nazaré sem reclamar. Jesus sempre obedecia aos seus pais. Ele sabia que Deus fica contente com os filhos que obedecem os pais.

Recursos utilizados:
  • Bíblia
  • Som
  • Lembrancinhas (Bíblia feita com caixa de fósforos)
  • Exercícios fotocopiados
  • Versículo ilustrado para decorar
  • História ilustrada 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança reconheça que Jesus era muito inteligente porque Ele lia muito. As crianças deverão recortar e dobrar um livro do material de apoio e colá-lo nas mãos de Jesus.

 Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7°ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1998.
______ . Pais brilhantes, professores fascinantes. Sextante. Rio de Janeiro, 2003.  
http://www.sementinhakids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário