segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jesus e o jovem rico



"A verdadeira função do professor é criar condições para que o aluno aprenda sozinho. (...) Ensinar de fato não é passar conhecimento, mas estimular o aluno a buscá-lo. Poderíamos até dizer que ensina melhor quem menos ensina”.

(John Milton Gregory) 
PLANEJAMENTO SEMANAL

21° Semana
Dia: 09/10/2011

Tema: Jesus e o Jovem rico

Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Mateus 19: 26-29 - Marcos 10: 17-29
Texto para decorar: 
Marcos 5: 36 “(...) Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Saber que o amor ao dinheiro é errado;
II – Saber que quando seguimos a Jesus mudamos de vida;
III – Entender que é importante amar a Deus sobre todas as coisas;
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre o jovem rico e Jesus será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História – Introdução: O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o que vai ser ensinado, através de perguntas tais como: “Quem aqui gosta de ter dinheiro?” ( deixar que as crianças falem) Todos nós gostamos e precisamos ter dinheiro para comprar as coisas; o dinheiro, no entanto, não deve ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas.
Desenvolvimento: Cartaz 1 – Quando Jesus estava caminhando novamente para ensinar, um jovem veio correndo, ajoelhou-se na frente Dele e perguntou: “Bom Mestre o que devo fazer ara conseguir a vida eterna?” Jesus respondeu: por que você me chama de bom? Só Deus é bom e mais ninguém.
Cartaz 2 – “Você conhece os mandamentos: não mate, não cometa adultério, não roube, não acuse os outros com falsidade, não engane os outros, respeite o seu pai e a sua mãe”. O jovem então respondeu: “Mestre desde pequeno tenho obedecido a todos estes mandamentos”. Jesus então olhou para ele com amor e disse: “Você precisa somente de uma coisa: vá, venda tudo o que você tem e dê o dinheiro aos pobres e assim terá riquezas no céu”. Depois venha e siga-me.
Cartaz 3 – Quando o homem ouviu isso ficou muito aborrecido; e porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os discípulos que estavam em volta e disse: “Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!” Os discípulos estranharam isso, mas Jesus continuou: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil o rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha”. Quando ouviram isso os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam uns aos outros: “Quem pode se salvar então?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois para Deus, tudo é possível”.
Conclusão – vamos pensar? Jesus estava tentando mostrar àquele jovem que o seu amor ao dinheiro era maior do que o seu amor a Deus e por isso ele era um pecador. Ninguém merece ser salvo, mas Jesus que salvar a todo aquele que crer. Para seguir a Jesus não é preciso dar todo o dinheiro aos pobres, Jesus pediu isso ao jovem porque Jesus sabia que o dinheiro era a coisa mais importante na vida dele. Quem é a pessoa mais importante na sua vida? Tem que ser o Senhor Jesus.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (medalha de Jesus em primeiro lugar, dinheiro e moedas de chocolate);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Bauzinho com dinheiro, moedas, jóias;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Camelo de plástico, agulha.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão decorar as palavras VIDA ETERNA.

Bibliografia básica consultada e utilizada:

ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 07/09/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 07/09/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 07/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário