domingo, 2 de dezembro de 2012

A tentação de Jesus - Jesus vence o inimigo


“Existe algo ilimitado no amor de um pai, algo que não pode falhar, algo no qual acreditar mesmo que seja contra o mundo inteiro. Nos dias da nossa infância, gostamos de pensar que nosso pai tudo pode; mais tarde, acreditaremos que seu amor pode compreender tudo”.
Frederick Faber

PLANEJAMENTO SEMANAL

13° Semana
Dia: 05/06/2011
Tema: A Tentação de Jesus ( Jesus vence o inimigo)
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Mateus 4:1-11
Texto para decorar: 
Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.”
Objetivos:
I – Reconhecer o motivo pelo qual Jesus se retirou para o deserto;
II – Identificar os elementos presentes na tentação de Jesus;
III – Saber que devemos dizer NÃO às tentações.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre a tentação de Jesus será ministrada através de painéis que retratem as cenas da história.
Após o término da lição se realizará um atividade de fixação onde alguns cartazes estarão dentro da Bíblia e com eles mostrar-se-ão algumas atitudes que a Palavra de Deus ensina para vencermos as tentações; porém antes de mostrar o que há dentro da Bíblia o professor deverá fazer algumas perguntas para seus alunos: Qual é a maior tentação que você têm tido? (por exemplo, desejo de mentir, pegar algo que não é seu, desobedecer, bater nos outros ou xingar, etc. Depois que as crianças responderem, mostre os cartazes cite os versículos que elas podem usar para vencer as tentações. E ore com elas.
Cartaz 1 – “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está  pronto, mas a carne é fraca” Mt 26: 41. Cartaz 2 – “Guardo a Tua Palavra no meu coração para Não pecar contra Ti” Sl 119:11 Cartaz 3 – “Alegrei-me quando me disseram : vamos à Casa do Senhor” Sl 122:1.


Após a atividade de fixação um exercício, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Se houver tempo duas outras atividades que se relacionam com o tema poderão ser realizadas e que servirão com forma de avaliação: I – coloca-se uma caixa de bombom aberta em cima da mesa e as crianças só poderão pegar depois do lanche elas devem ser obedientes ao que a tia mandar. II - Nome da brincadeira: Prato ao vento! Material: Um prato ou uma tampa qualquer de plástico. Coloque os Jogadores sentados em círculo. O líder explica que ao girar a prato no chão, ele gritará o nome de um dos jogadores, que deverá se levantar e pegar o prato antes que ele pare de rodar. Se ele não conseguir, terá de responder a uma pergunta do líder. O líder dirá uma situação em que ele está sendo tentado, e pede para responder qual a atitude certa a tomar. Pergunta: “Quando você é tentado a “colar”? ”A criança responde (um exemplo): “ Eu oro para não colar e estudo.” O líder pode dar outros exemplos para que a criança compreenda bem o que tem de fazer. Daí a criança senta e continua o jogo. Outro exemplo: “Quando você é tentado a xingar?” A criança responde : “Eu oro para não brigar e não respondo às provocações.” Outras perguntas sobre: roubar, mentir, desobedecer, xingar, bater, ficar com raiva, etc. O líder pode repetir as perguntas mas peça respostas diferentes. Assim numa mesma situação as crianças aprendem várias atitudes que elas podem ter para não pecar. A brincadeira continuará até que todos tenham participado ou até que o tempo tenha se esgotado.
Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História: Introdução - Logo depois que Jesus foi batizado pelo seu primo João Batista, Deus o chamou para um lugar deserto. Ali não havia ninguém, nem água nem comida. Lá, sozinho, Jesus teria mais tempo para falar com deus, o Pai.
Desenvolvimento - Jesus ficou 40 dias no deserto sem comer ou beber, só orando. Então o inimigo de Deus, que é Satanás, aproveitando que Jesus estava bem fraco, tentou fazer algumas armadilhas para afastá-lO de Deus. O inimigo sabia que Jesus estava com fome. Então sua primeira armadilha foi dizer: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. É claro que Jesus poderia ter transformado as pedras em pães, mas se fizesse isso estaria obedecendo a Satanás. E a resposta de Jesus foi com um versículo da Bíblia: “... não só de pão viverá o homem, mas de toa palavra que sai da boca de Deus”. Dt 8:3b.

A segunda armadilha foi levar Jesus para a parte mais alta do templo de Jerusalém. E ali falou: “Se é filho de Deus, jogue-se daqui de cima, pois a Bíblia diz que Deus mandará que os seus anjos cuidem de você ...” Ele queria que Jesus fizesse algo para chamar a atenção das pessoas. E Jesus novamente usando a Bíblia respondeu: “Não tentarás ao Senhor teu Deus” Dt. 6:16 – Jesus queria dizer para não brincar com coisas sérias, usando o nome de Deus.
Depois eles foram para o alto de um monte e lá Satanás tentou fazer a terceira armadilha. Ofereceu a Jesus muitos tesouros e reinos da terra. Só que havia uma condição – Jesus tinha que adorar a Satanás. Vocês acham que Jesus aceitou isso?  Claro que não, Jesus mandou Satanás ir embora dizendo que ele adora e serve somente a Deus – Mt 4: 10. e Satanás foi embora, obedecendo a Jesus. Depois disso, Deus mandou anjos para servirem a Jesus; então Ele comeu e bebeu. Jesus nunca pecou e nunca caiu em nenhuma armadilha de Satanás. Ele usou a Bíblia para vencer todas as tentações.
Conclusão – Satanás é o inimigo de Deus e nosso também. Ele quer que a gente faça coisas que Deus não gosta, por exemplo: brigar com o colega, ou com o papai e a mamãe; falar coisas contra Deus; mentir. Muitas vezes é Satanás que nos tenta a fazer essas coisas. E, para não cairmos em nenhuma armadilha do inimigo, precisamos conhecer bem a Palavra de Deus e orar todos os dias. Lembrem-se que Jesus disse não à tentação, e nós também temos que dizer NÃO à tentação.
Recursos utilizados:

  • Bíblia
  • Som
  • Lembrancinhas (pão e versículo)
  • Exercícios fotocopiados
  • Versículo ilustrado para decorar
  • História contada com painéis
  • Cartazes: criança orando, criança lendo a Bíblia, igreja.
·         Prato de plástico;
·         Pedras;
·         Caixa de bombons;


Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão identificar quem serviu a Jesus quando Satanás foi embora. As atividades propostas com a caixa de bombons e com o prato plástico também servem como forma de avaliação da lição apresentada.

 Bibliografia básica consultada e utilizada:

ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 03/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário