domingo, 2 de dezembro de 2012

O batismo de Jesus


“homo est et qui est futurus etiam fructus omnis iam in semine est  1 .”
( Tertulliano )
 PLANEJAMENTO SEMANAL

10° Semana
Dia: 15/05/2011
Tema: O Batismo do Jesus
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Marcos 1:1-11
Texto para decorar: 
Marcos 16:16 “Quem crer e for batizado será salvo.”
Objetivos:
I – Reconhecer o significado do batismo;
II – Identificar os elementos presentes no batismo de Jesus;
III – Perceber que o batismo é uma ordenança divina.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre o batismo de Jesus será ministrada obedecendo a seguinte seqüência:
  • Telefone sem fio com o versículo: Mc 16:16 “Quem crer e for batizado será salvo.”
·         Perguntar se eles já ouviram falar em batismo, se já viram um batismo;
  • Mostrar fotos de batismo;
  • Falar que Jesus também batizou;
  • Contar sobre João Batista (falar que ele era primo de Jesus, que comia gafanhotos e mel);
  • Falar que Jesus foi procurar João Batista para que este pudesse batizá-lo, mesmo não tendo pecados;
  • Utilizar água e corante para explicar o significado do batismo (mostrar que as pessoas estão arrependidas das coisas erradas que fazem e querem mudar de vida);
  • Realização de atividades.


_____________________________________
1 Já é um homem aquele que o será.

Para explicar sobre o significado do Batismo, coloca-se água numa bacia e despeja-se um pó corante, depois pegua-se uma folha em branco e a mergulhe nessa água, a folha mudará de cor. Pergunte as crianças o que aconteceu? Depois pergunte a elas o que esse experimento tem a ver com o Batismo. Resposta: Assim como o papel mudou de cor ao ser mergulhado na água, as pessoas quando se batizam, estão morrendo para o mundo e ressuscitando para uma vida diferente, uma nova vida com Cristo! (fazer um teste antes). Terminada a história, um exercício de fixação será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História: A boa notícia que fala a respeito de Jesus Cristo, Filho de Deus, começou a ser dada com o profeta Isaías. Ele escreveu o seguinte: “Deus disse: Eu enviarei o meu mensageiro adiante de você para preparar o seu caminho.”
 E o profeta escreveu também: “Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!” E foi assim que João Batista apareceu no deserto, batizando o povo e anunciando esta mensagem: “ Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês.” Muitos moradores da região da Judéia e da cidade de Jerusalém iam ouvir João. Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão. Ele usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato. Ele dizia ao povo: “Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.” Nessa ocasião Jesus veio de Nazaré, uma pequena cidade da região da Galiléia, até o rio Jordão, para ser batizado por João Batista. Este disse: “Eu preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?” “E necessário que seja assim, para que se cumpra toda a justiça de Deus!” Respondeu Jesus. Então João concordou. Depois que Jesus foi batizado por João batista, o Espírito de Deus desceu como uma pomba e pousou sobre Jesus. No momento em que estava saindo da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: “Este é o meu filho querido, que me dá muita alegria!”.
Mesmo sendo o Filho de Deus, Jesus pediu para que João Batista o batizasse. O batismo é muito importante, é uma ordenança! As pessoas que aceitam Jesus como Seu Senhor e Salvador devem se batizar. O Batismo significa morrer para o mundo e viver uma vida completamente nova para Jesus! Na nossa igreja, a partir dos 12 anos, a criança pode se batizar.
 Recursos utilizados:
  • Bíblia
  • Som
  • Lembrancinhas(pomba-Espírito Santo)
  • Exercícios fotocopiados
  • Versículo ilustrado para decorar
  • História contada com bonecos, bacia com água, pomba de EVA
·         Fotos de batismo;
·         2 bonecos – 1 João batista e 1 Jesus (caracterizados);
·         Bacia com água;
·         Suco artificial;
·         Mel;
·         Gafanhotos;
·         Uma folha de papel em branco;

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança recorte cole e monte a cena do batismo de Jesus. Pode-se também desenvolver um acróstico com a palavra B-A-T-I-S-M-O, e em cada letra a criança terá que dizer uma palavra que seja qualidade de um cristão, (por exemplo: B Bondoso, O gratO, I fIel, a letra pode se encontrar em qualquer parte da palavra: no começo, no meio ou no final dela).

Bibliografia básica consultada e utilizada: 
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário