“Os
pessimistas podem ser bons domadores, mas nunca serão bons professores”.
PLANEJAMENTO
SEMANAL
2° Semana
Dia: 06/03/2011
Tema: José, pai de Jesus, carpinteiro
Carga Horária: 2
horas/aulas
Base Bíblica: Lucas 1: 26-27 ___ Mateus 1: 18-25
Texto para decorar:
João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que
todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna”.
Objetivos:
I – Fazer com que as
crianças consigam reconhecer o pai de Jesus, identificando seu nome e a sua
profissão;
II – Identificar o por
quê, ou seja, o motivo de Deus ter escolhido José para ser o Pai de Jesus aqui
na terra.
III – Conhecer a
descendência de José (“homem da casa de Davi”)
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com
as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade
de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão
apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus),
a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em
seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões
serão propostas aos alunos tais como: vocês conhecem o pai de Jesus? Quem era
ele? Qual o seu nome? E a sua profissão? À medida em que as crianças forem
respondendo às perguntas a história vai sendo contada para, em seguida, um
exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá
uma pausa para o lanche, quando este terminar, as crianças serão reunidas em
roda no chão onde a professora irá colocar alguns instrumentos utilizados por
algumas profissões incluindo a de carpinteiro, os alunos deverão identificar e
separar quais instrumentos pertencem ao profissional que manuseia a madeira e
identificar as outras profissões pelo seu objeto de trabalho. Ao término da
aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à
criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato
mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
- Bíblia
- Som
- Brinquedos de
plástico para trabalhar com as profissões (serrote, chave de fenda,
alicate, injeção, secador de cabelos, agulha e linha, panela, pincel,
piloto, blocos de construção, madeira, máquina fotográfica, fones de
ouvido, dentre outros)
- Lembrancinhas
(ferramenta de carpinteiro)
- Exercícios
fotocopiados
- Versículo ilustrado para decorar
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança identifique os instrumentos utilizados por José.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira. Bíblia
de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em
Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova
Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7°ed. Paz e Terra.
Rio de Janeiro, 1998.
______ . Pais
brilhantes, professores fascinantes. Sextante. Rio de Janeiro, 2003.
http://www.sementinhakids.com.br
Excelente!!
ResponderExcluir