domingo, 2 de dezembro de 2012

José, pai de Jesus - carpinteiro


“Os pessimistas podem ser bons domadores, mas nunca serão bons professores”.

PLANEJAMENTO SEMANAL

2° Semana
Dia: 06/03/2011
Tema: José, pai de Jesus, carpinteiro
Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Lucas 1: 26-27 ___ Mateus 1: 18-25
Texto para decorar: 
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna”.
Objetivos:
I – Fazer com que as crianças consigam reconhecer o pai de Jesus, identificando seu nome e a sua profissão;
II – Identificar o por quê, ou seja, o motivo de Deus ter escolhido José para ser o Pai de Jesus aqui na terra.
III – Conhecer a descendência de José (“homem da casa de Davi”)

Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história será ministrada, porém, antes de iniciá-la algumas questões serão propostas aos alunos tais como: vocês conhecem o pai de Jesus? Quem era ele? Qual o seu nome? E a sua profissão? À medida em que as crianças forem respondendo às perguntas a história vai sendo contada para, em seguida, um exercício de fixação ser ministrado aos alunos. Terminado o exercício haverá uma pausa para o lanche, quando este terminar, as crianças serão reunidas em roda no chão onde a professora irá colocar alguns instrumentos utilizados por algumas profissões incluindo a de carpinteiro, os alunos deverão identificar e separar quais instrumentos pertencem ao profissional que manuseia a madeira e identificar as outras profissões pelo seu objeto de trabalho. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
Recursos utilizados:
  • Bíblia
  • Som
  • Brinquedos de plástico para trabalhar com as profissões (serrote, chave de fenda, alicate, injeção, secador de cabelos, agulha e linha, panela, pincel, piloto, blocos de construção, madeira, máquina fotográfica, fones de ouvido, dentre outros)
  • Lembrancinhas (ferramenta de carpinteiro)
  • Exercícios fotocopiados
  • Versículo ilustrado para decorar

 Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde o mesmo se propõe a fazer com que a criança identifique os instrumentos utilizados por José.

Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7°ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1998.
______ . Pais brilhantes, professores fascinantes. Sextante. Rio de Janeiro, 2003.  
http://www.sementinhakids.com.br

Um comentário: