“Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou”.
PLANEJAMENTO
SEMANAL
23° Semana
Dia: 13/11/2011
Tema: A multiplicação dos Pães.
Carga Horária: 2
horas/aulas
Base Bíblica: Mateus
14: 12-33
Texto para decorar:
Marcos 5: 36 “(...)
Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Saber que Jesus
ajuda todas as pessoas;
II – A criança deve
entender que ela pode ajudar dividindo o que tem;
III – Entender que não
podemos ser egoístas, devemos repartir com os ouros o que tivermos, incluindo o
privilégio da salvação.
Procedimentos
metodológicos:
De início se promoverá
uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus
pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento
algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema
proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado
para a memorização. Em seguida a história sobre a multiplicação dos pães será
contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos
alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma
pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como
sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em
sala de aula.
História: Um
dia Jesus estava com seus discípulos e também com a multidão. Ele estava
ensinando e também curando muitos doentes. Já era bem tarde e muitas pessoas
começavam a sentir fome.Jesus pediu que seus discípulos dessem comida a essas
pessoas. Mas onde encontrar tanta comida? Um menino chegou e deu seu lanche a
Jesus querendo ajudá-lo. Mas o que era seu lanche? Dois peixinhos e cinco pães
pequenos. Era pouca comida pra tanta gente não é mesmo? Jesus orou dando graças
a Deus por aquele alimento e depois entregou aos discípulos André e Filipe para
repartirem com a multidão. Eles deram a comida. Todos comeram à vontade e ainda
recolheram o que sobrou: 12 cestos cheios! Aleluia! Jesus fez um grande milagre
dando comida para todos.
Recursos utilizados:
- Bíblia;
- Som;
- Lembrancinhas (cesto
com cinco pães e dois peixes);
- Exercícios
fotocopiados;
- Prato descartável
com cinco pães e dois peixes;
·
Cartazes ilustrando a História;
·
Pão de queijo, torradas e peixes de
chocolate para as crianças comerem após a lição;
·
Várias reproduções do pãozinho e do
peixinho (muitas)
·
1 cestinho pequeno de vime ou uma
sacolinha de pano (eu prefiro a sacolinha)
·
Você pode incrementar levando sardinha
em lata (fora da lata e sem o óleo e sem o molho) e levar pãozinho também.
Avaliação:
A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de
como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno
exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão recortar e colar a
quantidade exata de pães e peixes nos cesto que o menino está segurando.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira. Bíblia
de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo
Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova
Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br.
Acesso em 07/09/2011
http://www.escoladominical.net
. Acesso em 07/09/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em
07/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário