segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jesus acalma a tempestade


A descoberta consiste em ver o que todos vêem e pensar no que ninguém pensou.”
(Alber Von Szent Gvorgvi)

PLANEJAMENTO SEMANAL

 
19° Semana
Dia: 04/09/2011

Tema: Jesus acalma a tempestade

Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Mateus 4.35-41
Texto para decorar: 
Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.”
Objetivos:
I – Mostrar que Jesus sempre cuida de nós;
II – Levar a criança a sempre confiar em Jesus, porque Ele sempre está conosco e não precisamos ter medo;
III – Mostrar o poder de Jesus;
IV – Saber que podemos buscar a ajuda de Jesus para a solução dos nossos problemas;
V – Sentir que Jesus te ama tanto quanto amou os discípulos;
VI – Saber procurar maneiras de ajudar outros a terem segurança.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre como Jesus acalmou a tempestade será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História – Introdução: Quais são algumas coisas que causam medo a vocês? Todos nós ficamos com medo de vez em quando. Talvez tenham medo de cobras ou de ficar sozinhos na escuridão ou do rapaz grande e bravo que mora no seu quarteirão. Dar as mãos, ter um amigo com quem conversar ou alguém junto de você podem ajudar a superar o medo. Vamos ler na Bíblia quando os discípulos de Jesus estavam com medo. Eles estavam com medo do mar. (Mostre a figura de uma tempestade no mar). Quem já conhece o mar? Ele é muito bonito, mas também é muito perigoso. Vocês já viram ondas grandes como aquelas que vemos em filmes, que jogam o barco ou navio de um lado para outro, sem que o piloto possa fazer alguma coisa?
Desenvolvimento: Hoje vamos estudar mais um milagre de Jesus. Já vimos que Jesus fez vários milagres - numa festa de casamento transformando água em vinho, curando enfermos, ressuscitando mortos, e hoje vamos vê-lO fazendo um milagre no mar. Jesus e Seus discípulos estavam indo de barco para uma cidade que ficava do outro lado. Como Ele estava cansado, resolveu descansar um pouco. De repente, começou uma tempestade e o barco era jogado de lá para cá; O barco devia estar cheio de água e o vento soprava cada vez mais forte. Os discípulos começaram a ficar com medo. Quem aqui tem medo de alguma coisa? Pode ser medo de ficar sozinho em casa, de se perder na rua, medo do escuro, etc. Os discípulos tiveram tanto medo que o barco virasse que até se esqueceram de quem estava dentro do barco. Mas sabem quem estava mesmo dormindo no meio daquela confusão toda? (Deixe que as crianças respondam.) Isso mesmo, Jesus. Então os discípulos foram chamá-lO e disseram: "Mestre, Mestre! Nós vamos morrer!" (leia na Bíblia Lc 8:24). Jesus se levantou depressa e mandou que o vento e as ondas se acalmassem; na mesma hora tudo ficou tranquilo. Os discípulos ficaram admirados e disseram: "Ele manda até no vento e nas ondas, e eles obedecem". Jesus ensinou aos discípulos e a nós também que podemos confiar nEle em qualquer situação. Ele está sempre pronto a nos ajudar.
Recursos utilizados:
  •  
    Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (barco Jesus);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Versículo ilustrado para decorar;
  •  
    Avental azul;
  • Barco e personagens de EVA;
  • Notebook para assistir aos desenhos Bíblicos;
·         Cartazes ilustrando a História.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão encontrar os sete erros na cena mostrada, e enumerar as cenas na ordem em que houve os acontecimentos.
Sugestão de outras Atividades:
Viagem Segura - Vamos fazer de conta que iremos fazer unia longa viagem hoje. Há muitos caminhos diferentes pelos quais viajar. Falar sobre os diferentes modos como as pessoas viajam pelo país (carro, trem, moto, bicicleta, avião, cavalo, elefante, camelo, navio, objetos ônibus etc.) Permitir que as crianças façam de conta que estão viajando de diferentes modos ao fazer movimentos e sons típicos. Falar sobre os dispositivos de segurança usados nas várias modalidades de transporte (cinto de segurança, cadeirinha atividade) de segurança, capacete, colete salva-vida etc.). Mostrar objetos ou gravuras de dispositivos de segurança.
Analisando ........
Dar tempo para respostas.
Como vocês se sentem quando o papai ou a mamãe colocam o cinto de segurança em vocês? Por que os adultos dizem que vocês podem brincar apenas perto da casa de vocês? Por que devemos usar cinto de segurança (ou usar um colete salva-vida ou capacete etc., dependendo do modo de transporte)? (Porque papai e mamãe nos amam e querem nossa segurança.) Jesus nos ama e também deseja que estejamos em segurança.
Em Quais Sapatos?  - Você precisa: Um par de sandálias, sapatos de homem ...tamanhos e estilos de criança, mulher , sapatinhos de bebê.
 Há uma porção de pessoas em nossa família. Temos mães e pais, avos, irmãos e irmãs.
Quando vocês caem e se machucam, quem acode melhor? A mamãe? Escolher uma criança e dizer: Calce os sapatos que a mamãe usa. Vamos agradecer a Jesus pelas mães. Fazer uma oração curta.  Temos aqui um par de sapatos especiais. Levantar um par de sandálias de homem.
Muito tempo atrás, onde Jesus morava, as pessoas não calçavam sapatos diferentes como nós usamos hoje. Elas usavam sandálias. Jesus usava sandálias. Quando estamos com medo ou nos machucamos, pensar em Jesus também nos ajuda a nos sentirmos melhor. Vamos agradecer a Jesus. Fazer uma oração curta. Permitir que as crianças se revezem colocando um par de sapatos (ou sandálias) durante esta atividade. Continuar com diferentes situações como segue:
Quando vocês estão com medo à noite, quem ajuda vocês a se sentirem bem?
Que a pessoa faz?
Quando outras crianças não estão brincando honestamente, quem ajuda vocês?
Como?
Quando vocês caem e se machucam, quem ajuda vocês a se sentirem bem?
Se estivermos com medo, podemos orar a Jesus. Ele nos conserva em segurança.
Nós também podemos ajudar outras pessoas a sentir-se bem, em segurança.
Alguém de vocês tem um irmãozinho ou irmãzinha? (Erguer os sapatinhos de bebê.) Como podemos ajudar nossos irmãos e irmãs a se sentirem bem quando estão com medo?
Dar tempo para respostas.
Como nos sentimos quando caímos ou nos machucamos?
O que nos faz sentir bem quando estamos com medo ou machucados? (Um grande abraço, segurar as mãos de alguém, um Band-aid, oração, lembrar-se de quão poderoso é Jesus, uma gravura alegre, um sorriso.)
Quando outras pessoas estão machucadas ou com medo, nós também podemos ajudá-las a se sentirem bem. Pedir para dois adultos exemplificarem isso. Um faz de conta que está com medo, e o outro o ajuda a sentir-se seguro. Deixar as crianças praticarem em duplas ou grupos, um mostrando estar com medo (fazer semblante apavorado) enquanto o outro lhe segura as mãos ou lhe dá um abraço. Dar a cada criança uma oportunidade de estar com “medo” e de ajudar outros a se sentirem seguros/bem.

Bibliografia básica consultada e utilizada:

ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
 
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 31/08/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 31/08/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 31/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário