sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A crucificação e ressurreição de Jesus


“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”.
(Paulo Freire)
PLANEJAMENTO SEMANAL

25° Semana
Dia: 04/12/2011

Tema: A Crucificação de Jesus e a Sua Ressurreição

Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Mateus 27: 33-44 - Marcos 15: 22-32 - Lucas 23: 33-38 - João 19: 17-27
Texto para decorar: 
Marcos 5: 36 “(...) Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Mostrar para as crianças que Jesus precisou orar para seu Pai, Deus pedindo forças para cumprir a sua missão;
II – Saber que Jesus levou sobre si todos os nossos pecados quando morreu na cruz e está pronto para nos perdoar e nos oferecer a vida eterna;
III – Entender que Jesus apesar de ter morrido, ressuscitou e está ascentado no trono á direita de Deus;
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre a morte e ressurreição de Jesus será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História – Introdução: Chame a atenção do aluno para o que vai ser ensinado. Pergunte: “Vocês já receberam uma ordem e mesmo sabendo que tinham que cumpri-la tiveram medo de fazê-la”? “Alguém lembra de uma coisa assim”? (Deixem que falem).
A história de hoje é muito importante porque vamos ver como às vezes podemos estar perto de Jesus e dizer que não o conhecemos, também vamos ver a morte de Jesus e sobre a suposta vitória do mal.



 
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (Jesus ressurreto);
  • Exercícios fotocopiados;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Maquete para contar a história;
·         Diversos fantoches para os personagens;

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão ligar os números aos  acontecimentos.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 30/11/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 30/11/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 30/11/2011

Anexos - Sugestão de louvores:
CD Velhas Boas Novas para crianças – Hinos 03, 04, 09, 11.
CD Sendo Amigo de Deus – Hinos 01, 02 (para a história), 04, 05, 06.
CD Oficina de Música – Hinos 01, 02, 03, 05


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A cura de um paralítico em cafarnaum



“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.
(Immanuel Kant)

PLANEJAMENTO SEMANAL

24° Semana
Dia: 20/11/2011

Tema: A Cura de um Paralítico em Cafarnaum

Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Mateus 9: 1-8 – Marcos 2: 1-12 – Lucas 5: 17-26
Texto para decorar: 
Marcos 5: 36 “(...) Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Mostrar para as crianças como é importante ter amigos de verdade;
II – Entender que os amigos do paralítico usaram a cabeça para resolver o problema por eles enfrentado;
III – Saber que não deve haver empecilhos quando quisermos falar com Deus;
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre a cura de um paralítico na cidade de Cafarnaum será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História:
Jesus havia chegado a Cafarnaum. As pessoas ficaram alvoroçadas. Elas querem ouvir os ensinamentos do Mestre. Quando descobriram que ele estava em casa, correram até lá. Não queriam perder a oportunidade de ficar ao lado de Jesus. Eu também correria até ele. E vocês? Em Cafarnaum, havia um homem que também queria muito correr até Jesus. Ele correria, se pudesse... Mas esse homem era paralítico. O que é mesmo uma pessoa paralítica? É alguém que tem um tipo de paralisia, que, muitas vezes, o impossibilita de se movimentar ou andar. Por que vocês acham que o paralítico queria ver Jesus? Seu desejo era ficar curado. Esse homem devia sonhar com isso. Acho que era o grande sonho da vida dele. Mas de que forma chegaria até Jesus, já que não podia andar? Também moravam naquela cidade alguns homens que sonhavam em ver o paralítico andando. Eles eram quatro amigos. Eles resolveram levar o amigo até Jesus. Os quatros amigos estavam entusiasmados com a possibilidade de aquele homem ver Jesus.
Mas, ao se aproximarem da casa, viram que não seria nada fácil entrar com o paralítico. A casa estava muito, muito cheia. Gente de toda parte estava ali. Eles nem conseguiam ver direito pela janela, por causa da grande quantidade de pessoas dentro da casa.
Mas eles não desistiram. Colocaram a cabeça para funcionar. Aqueles quatro amigos estavam com um grande problema para resolver. Vamos às hipóteses: o que vocês acham que eles deveriam fazer? Depois de pensarem, tiveram uma grande idéia. “Vamos subir as escadas que nos levarão até o telhado”. Naquela região, a maioria das casas tinha a forma de um quadrado. E subiram, subiram, subiram. Não deve ter sido nada fácil carregar o paralítico até o telhado. Pensem no peso. Pensem no tamanho do leito, ou seja, do lugar onde ele estava deitado. Devia ser grande e difícil de carregar em uma escada. Puxa! Que trabalho! Mas esses homens fizeram tudo isso. Chegaram ao telhado. E agora?
Ah! Esses amigos foram muito criativos, pensaram em tudo! Eles fizeram uma abertura, com muito cuidado, naquele telhado, como se fosse um quadrado ou uma janela. Eles prenderam cordas na esteira onde o paralítico estava deitado e o desceram bem em cima da direção onde Jesus estava. Desceram o homem e ele ficou pertinho de Jesus! E isso surpreendeu á todos. Aqueles quatro amigos tinham fé e acreditavam que Jesus podia socorrer o paralítico. Jesus entendeu isso. Então, disse ao paralítico: “Filho os teus pecados estão perdoados!” Alguns líderes religiosos pensaram assim: “Quem ele pense que é?” Como Jesus já sabia o que eles estavam pensando, surpreendeu-os ainda mais quando falou novamente ao paralítico: “Você está curado.” Nesse momento o homem se levantou.
Ele começou a andar. Era um milagre! Não sei quem comemorou mais: se foi o paralítico ou se foram seus amigos.
Era grande o contentamento de todos. Como foi valiosa a determinação e ajuda dos amigos.
 
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (caminha confeccionada em papelão com um bonequinho simbolizando o paralítico e cordas amarradas na cama);
  • Exercícios fotocopiados;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Caixa de papelão representando a casa onde Jesus estava;
·         Diversos fantoches para os personagens;
·         Barbante.
Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão amarrar barbantes nas cordas da cama do paralítico e, em seguida, dar um colorido bem bonito à cena.

Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 07/09/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 07/09/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 07/09/2011

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A multiplicação dos pães



“Educação é aquilo que fica  depois que você esquece o  que a escola ensinou”.


PLANEJAMENTO SEMANAL

23° Semana
Dia: 13/11/2011

Tema: A multiplicação dos Pães.

Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Mateus 14: 12-33
Texto para decorar: 
Marcos 5: 36 “(...) Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Saber que Jesus ajuda todas as pessoas;
II – A criança deve entender que ela pode ajudar dividindo o que tem;
III – Entender que não podemos ser egoístas, devemos repartir com os ouros o que tivermos, incluindo o privilégio da salvação.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre a multiplicação dos pães será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História: Um dia Jesus estava com seus discípulos e também com a multidão. Ele estava ensinando e também curando muitos doentes. Já era bem tarde e muitas pessoas começavam a sentir fome.Jesus pediu que seus discípulos dessem comida a essas pessoas. Mas onde encontrar tanta comida? Um menino chegou e deu seu lanche a Jesus querendo ajudá-lo. Mas o que era seu lanche? Dois peixinhos e cinco pães pequenos. Era pouca comida pra tanta gente não é mesmo? Jesus orou dando graças a Deus por aquele alimento e depois entregou aos discípulos André e Filipe para repartirem com a multidão. Eles deram a comida. Todos comeram à vontade e ainda recolheram o que sobrou: 12 cestos cheios! Aleluia! Jesus fez um grande milagre dando comida para todos.

Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (cesto com cinco pães e dois peixes);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Prato descartável com cinco pães e dois peixes;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Pão de queijo, torradas e peixes de chocolate para as crianças comerem após a lição;
·         Várias reproduções do pãozinho e do peixinho (muitas)
·         1 cestinho pequeno de vime ou uma sacolinha de pano (eu prefiro a sacolinha)
·         Você pode incrementar levando sardinha em lata (fora da lata e sem o óleo e sem o molho) e levar pãozinho também.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão recortar e colar a quantidade exata de pães e peixes nos cesto que o menino está segurando.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 07/09/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 07/09/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 07/09/2011





segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jesus e o jovem rico



"A verdadeira função do professor é criar condições para que o aluno aprenda sozinho. (...) Ensinar de fato não é passar conhecimento, mas estimular o aluno a buscá-lo. Poderíamos até dizer que ensina melhor quem menos ensina”.

(John Milton Gregory) 
PLANEJAMENTO SEMANAL

21° Semana
Dia: 09/10/2011

Tema: Jesus e o Jovem rico

Carga Horária: 2 horas/aulas
Base Bíblica: Mateus 19: 26-29 - Marcos 10: 17-29
Texto para decorar: 
Marcos 5: 36 “(...) Não temas, crê somente”.
Objetivos:
I – Saber que o amor ao dinheiro é errado;
II – Saber que quando seguimos a Jesus mudamos de vida;
III – Entender que é importante amar a Deus sobre todas as coisas;
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre o jovem rico e Jesus será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História – Introdução: O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o que vai ser ensinado, através de perguntas tais como: “Quem aqui gosta de ter dinheiro?” ( deixar que as crianças falem) Todos nós gostamos e precisamos ter dinheiro para comprar as coisas; o dinheiro, no entanto, não deve ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas.
Desenvolvimento: Cartaz 1 – Quando Jesus estava caminhando novamente para ensinar, um jovem veio correndo, ajoelhou-se na frente Dele e perguntou: “Bom Mestre o que devo fazer ara conseguir a vida eterna?” Jesus respondeu: por que você me chama de bom? Só Deus é bom e mais ninguém.
Cartaz 2 – “Você conhece os mandamentos: não mate, não cometa adultério, não roube, não acuse os outros com falsidade, não engane os outros, respeite o seu pai e a sua mãe”. O jovem então respondeu: “Mestre desde pequeno tenho obedecido a todos estes mandamentos”. Jesus então olhou para ele com amor e disse: “Você precisa somente de uma coisa: vá, venda tudo o que você tem e dê o dinheiro aos pobres e assim terá riquezas no céu”. Depois venha e siga-me.
Cartaz 3 – Quando o homem ouviu isso ficou muito aborrecido; e porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os discípulos que estavam em volta e disse: “Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!” Os discípulos estranharam isso, mas Jesus continuou: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil o rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha”. Quando ouviram isso os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam uns aos outros: “Quem pode se salvar então?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois para Deus, tudo é possível”.
Conclusão – vamos pensar? Jesus estava tentando mostrar àquele jovem que o seu amor ao dinheiro era maior do que o seu amor a Deus e por isso ele era um pecador. Ninguém merece ser salvo, mas Jesus que salvar a todo aquele que crer. Para seguir a Jesus não é preciso dar todo o dinheiro aos pobres, Jesus pediu isso ao jovem porque Jesus sabia que o dinheiro era a coisa mais importante na vida dele. Quem é a pessoa mais importante na sua vida? Tem que ser o Senhor Jesus.
Recursos utilizados:
  • Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (medalha de Jesus em primeiro lugar, dinheiro e moedas de chocolate);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Bauzinho com dinheiro, moedas, jóias;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Cartazes ilustrando a História;
·         Camelo de plástico, agulha.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão decorar as palavras VIDA ETERNA.

Bibliografia básica consultada e utilizada:

ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 07/09/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 07/09/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 07/09/2011

Jesus acalma a tempestade


A descoberta consiste em ver o que todos vêem e pensar no que ninguém pensou.”
(Alber Von Szent Gvorgvi)

PLANEJAMENTO SEMANAL

 
19° Semana
Dia: 04/09/2011

Tema: Jesus acalma a tempestade

Carga Horária: 2 horas/aulas 
Base Bíblica: Mateus 4.35-41
Texto para decorar: 
Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.”
Objetivos:
I – Mostrar que Jesus sempre cuida de nós;
II – Levar a criança a sempre confiar em Jesus, porque Ele sempre está conosco e não precisamos ter medo;
III – Mostrar o poder de Jesus;
IV – Saber que podemos buscar a ajuda de Jesus para a solução dos nossos problemas;
V – Sentir que Jesus te ama tanto quanto amou os discípulos;
VI – Saber procurar maneiras de ajudar outros a terem segurança.
Procedimentos metodológicos:
De início se promoverá uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado para a memorização. Em seguida a história sobre como Jesus acalmou a tempestade será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato mencionado em sala de aula.
História – Introdução: Quais são algumas coisas que causam medo a vocês? Todos nós ficamos com medo de vez em quando. Talvez tenham medo de cobras ou de ficar sozinhos na escuridão ou do rapaz grande e bravo que mora no seu quarteirão. Dar as mãos, ter um amigo com quem conversar ou alguém junto de você podem ajudar a superar o medo. Vamos ler na Bíblia quando os discípulos de Jesus estavam com medo. Eles estavam com medo do mar. (Mostre a figura de uma tempestade no mar). Quem já conhece o mar? Ele é muito bonito, mas também é muito perigoso. Vocês já viram ondas grandes como aquelas que vemos em filmes, que jogam o barco ou navio de um lado para outro, sem que o piloto possa fazer alguma coisa?
Desenvolvimento: Hoje vamos estudar mais um milagre de Jesus. Já vimos que Jesus fez vários milagres - numa festa de casamento transformando água em vinho, curando enfermos, ressuscitando mortos, e hoje vamos vê-lO fazendo um milagre no mar. Jesus e Seus discípulos estavam indo de barco para uma cidade que ficava do outro lado. Como Ele estava cansado, resolveu descansar um pouco. De repente, começou uma tempestade e o barco era jogado de lá para cá; O barco devia estar cheio de água e o vento soprava cada vez mais forte. Os discípulos começaram a ficar com medo. Quem aqui tem medo de alguma coisa? Pode ser medo de ficar sozinho em casa, de se perder na rua, medo do escuro, etc. Os discípulos tiveram tanto medo que o barco virasse que até se esqueceram de quem estava dentro do barco. Mas sabem quem estava mesmo dormindo no meio daquela confusão toda? (Deixe que as crianças respondam.) Isso mesmo, Jesus. Então os discípulos foram chamá-lO e disseram: "Mestre, Mestre! Nós vamos morrer!" (leia na Bíblia Lc 8:24). Jesus se levantou depressa e mandou que o vento e as ondas se acalmassem; na mesma hora tudo ficou tranquilo. Os discípulos ficaram admirados e disseram: "Ele manda até no vento e nas ondas, e eles obedecem". Jesus ensinou aos discípulos e a nós também que podemos confiar nEle em qualquer situação. Ele está sempre pronto a nos ajudar.
Recursos utilizados:
  •  
    Bíblia;
  • Som;
  • Lembrancinhas (barco Jesus);
  • Exercícios fotocopiados;
  • Versículo ilustrado para decorar;
  •  
    Avental azul;
  • Barco e personagens de EVA;
  • Notebook para assistir aos desenhos Bíblicos;
·         Cartazes ilustrando a História.

Avaliação: A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão encontrar os sete erros na cena mostrada, e enumerar as cenas na ordem em que houve os acontecimentos.
Sugestão de outras Atividades:
Viagem Segura - Vamos fazer de conta que iremos fazer unia longa viagem hoje. Há muitos caminhos diferentes pelos quais viajar. Falar sobre os diferentes modos como as pessoas viajam pelo país (carro, trem, moto, bicicleta, avião, cavalo, elefante, camelo, navio, objetos ônibus etc.) Permitir que as crianças façam de conta que estão viajando de diferentes modos ao fazer movimentos e sons típicos. Falar sobre os dispositivos de segurança usados nas várias modalidades de transporte (cinto de segurança, cadeirinha atividade) de segurança, capacete, colete salva-vida etc.). Mostrar objetos ou gravuras de dispositivos de segurança.
Analisando ........
Dar tempo para respostas.
Como vocês se sentem quando o papai ou a mamãe colocam o cinto de segurança em vocês? Por que os adultos dizem que vocês podem brincar apenas perto da casa de vocês? Por que devemos usar cinto de segurança (ou usar um colete salva-vida ou capacete etc., dependendo do modo de transporte)? (Porque papai e mamãe nos amam e querem nossa segurança.) Jesus nos ama e também deseja que estejamos em segurança.
Em Quais Sapatos?  - Você precisa: Um par de sandálias, sapatos de homem ...tamanhos e estilos de criança, mulher , sapatinhos de bebê.
 Há uma porção de pessoas em nossa família. Temos mães e pais, avos, irmãos e irmãs.
Quando vocês caem e se machucam, quem acode melhor? A mamãe? Escolher uma criança e dizer: Calce os sapatos que a mamãe usa. Vamos agradecer a Jesus pelas mães. Fazer uma oração curta.  Temos aqui um par de sapatos especiais. Levantar um par de sandálias de homem.
Muito tempo atrás, onde Jesus morava, as pessoas não calçavam sapatos diferentes como nós usamos hoje. Elas usavam sandálias. Jesus usava sandálias. Quando estamos com medo ou nos machucamos, pensar em Jesus também nos ajuda a nos sentirmos melhor. Vamos agradecer a Jesus. Fazer uma oração curta. Permitir que as crianças se revezem colocando um par de sapatos (ou sandálias) durante esta atividade. Continuar com diferentes situações como segue:
Quando vocês estão com medo à noite, quem ajuda vocês a se sentirem bem?
Que a pessoa faz?
Quando outras crianças não estão brincando honestamente, quem ajuda vocês?
Como?
Quando vocês caem e se machucam, quem ajuda vocês a se sentirem bem?
Se estivermos com medo, podemos orar a Jesus. Ele nos conserva em segurança.
Nós também podemos ajudar outras pessoas a sentir-se bem, em segurança.
Alguém de vocês tem um irmãozinho ou irmãzinha? (Erguer os sapatinhos de bebê.) Como podemos ajudar nossos irmãos e irmãs a se sentirem bem quando estão com medo?
Dar tempo para respostas.
Como nos sentimos quando caímos ou nos machucamos?
O que nos faz sentir bem quando estamos com medo ou machucados? (Um grande abraço, segurar as mãos de alguém, um Band-aid, oração, lembrar-se de quão poderoso é Jesus, uma gravura alegre, um sorriso.)
Quando outras pessoas estão machucadas ou com medo, nós também podemos ajudá-las a se sentirem bem. Pedir para dois adultos exemplificarem isso. Um faz de conta que está com medo, e o outro o ajuda a sentir-se seguro. Deixar as crianças praticarem em duplas ou grupos, um mostrando estar com medo (fazer semblante apavorado) enquanto o outro lhe segura as mãos ou lhe dá um abraço. Dar a cada criança uma oportunidade de estar com “medo” e de ajudar outros a se sentirem seguros/bem.

Bibliografia básica consultada e utilizada:

ALMEIDA, João Ferreira.  Bíblia de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
 
Bíblia de Estudo Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.
http://www.sementinhakids.com.br. Acesso em 31/08/2011
http://www.escoladominical.net . Acesso em 31/08/2011
http://edbonline.com.br. Acesso em 31/08/2011