A
descoberta consiste em ver o que todos vêem e pensar no que ninguém pensou.”
(Alber Von Szent
Gvorgvi)
PLANEJAMENTO
SEMANAL
Dia: 04/09/2011
Tema: Jesus acalma a tempestade
Carga Horária: 2
horas/aulas
Base Bíblica: Mateus
4.35-41
Texto para decorar:
Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.”
Objetivos:
I – Mostrar que Jesus
sempre cuida de nós;
II – Levar a criança a
sempre confiar em Jesus, porque Ele sempre está conosco e não precisamos ter
medo;
III – Mostrar o poder
de Jesus;
IV – Saber que podemos
buscar a ajuda de Jesus para a solução dos nossos problemas;
V
– Sentir que Jesus te ama tanto quanto amou os discípulos;
VI
– Saber procurar maneiras de ajudar outros a terem segurança.
Procedimentos
metodológicos:
De início se promoverá
uma interação com as crianças, onde as mesmas deverão orar e agradecer a Deus
pela oportunidade de servir a Ele em Sua casa; após esse primeiro momento
algumas canções serão apresentadas aos alunos, canções que abordem o tema
proposto (a vida de Jesus), a oferta será tirada e o versículo será apresentado
para a memorização. Em seguida a história sobre como Jesus acalmou a tempestade
será contada. Após o término da lição um exercício de fixação, será ministrado
aos alunos; após o mesmo, haverá uma pausa para o lanche. Ao término da aula
uma pequena lembrancinha que se relaciona com o tema será entregue à criança
como sendo um recurso a mais para que ela possa relembrar aquele fato
mencionado em sala de aula.
História – Introdução: Quais são algumas
coisas que causam medo a vocês? Todos nós ficamos com medo
de vez em quando.
Talvez tenham medo de cobras ou de ficar sozinhos na escuridão ou do rapaz
grande e bravo que mora no seu quarteirão. Dar as mãos, ter um amigo com quem
conversar ou alguém junto de você podem ajudar a superar o medo. Vamos ler na
Bíblia quando os discípulos de Jesus estavam com medo. Eles estavam com medo do
mar. (Mostre a figura de uma tempestade
no mar). Quem já conhece o mar? Ele é muito bonito, mas também é muito
perigoso. Vocês já viram ondas grandes como aquelas que vemos em filmes, que
jogam o barco ou navio de um lado para outro, sem que o piloto possa fazer
alguma coisa?
Desenvolvimento: Hoje vamos estudar mais um milagre de Jesus. Já
vimos que Jesus fez vários milagres - numa festa de casamento transformando
água em vinho, curando enfermos, ressuscitando mortos, e hoje vamos vê-lO
fazendo um milagre no mar. Jesus e Seus discípulos estavam indo de barco para
uma cidade que ficava do outro lado. Como Ele estava cansado, resolveu
descansar um pouco. De repente, começou uma tempestade e o barco era jogado de
lá para cá; O barco devia estar cheio de água e o vento soprava cada vez mais
forte. Os discípulos começaram a ficar com medo. Quem aqui tem medo de alguma
coisa? Pode ser medo de ficar sozinho em casa, de se perder na rua, medo do
escuro, etc. Os
discípulos tiveram tanto medo que o barco virasse que até se esqueceram de quem
estava dentro do barco. Mas sabem quem estava mesmo dormindo no meio daquela
confusão toda? (Deixe que as crianças respondam.) Isso mesmo, Jesus. Então os
discípulos foram chamá-lO e disseram: "Mestre, Mestre! Nós vamos
morrer!" (leia na Bíblia Lc 8:24). Jesus se levantou depressa e mandou que
o vento e as ondas se acalmassem; na mesma hora tudo ficou tranquilo. Os
discípulos ficaram admirados e disseram: "Ele manda até no vento e nas
ondas, e eles obedecem". Jesus ensinou aos discípulos e a nós também que
podemos confiar nEle em qualquer situação. Ele está sempre pronto a nos ajudar.
Recursos utilizados:
-
Bíblia;
- Som;
- Lembrancinhas (barco
Jesus);
- Exercícios
fotocopiados;
- Versículo ilustrado
para decorar;
-
Avental azul;
- Barco e personagens
de EVA;
- Notebook para
assistir aos desenhos Bíblicos;
·
Cartazes ilustrando a História.
Avaliação:
A avaliação será processual e contínua por meio da observação dos alunos e de
como estes interagem com a temática apresentada; além disso um pequeno
exercício deverá ser desenvolvido, onde eles deverão encontrar os sete erros na
cena mostrada, e enumerar as cenas na ordem em que houve os acontecimentos.
Sugestão de outras
Atividades:
Viagem
Segura - Vamos fazer de conta que iremos fazer unia longa
viagem hoje. Há muitos caminhos diferentes pelos quais viajar. Falar sobre os
diferentes modos como as pessoas viajam pelo país (carro, trem, moto,
bicicleta, avião, cavalo, elefante, camelo, navio, objetos ônibus etc.)
Permitir que as crianças façam de conta que estão viajando de diferentes modos
ao fazer movimentos e sons típicos. Falar sobre os dispositivos de segurança
usados nas várias modalidades de transporte (cinto de segurança, cadeirinha atividade)
de segurança, capacete, colete salva-vida etc.). Mostrar objetos ou gravuras de
dispositivos de segurança.
Analisando ........
Dar tempo para respostas.
Como vocês se sentem quando o papai ou a
mamãe colocam o cinto de segurança em vocês? Por que os adultos dizem que vocês
podem brincar apenas perto da casa de vocês? Por que devemos usar cinto de
segurança (ou usar um colete salva-vida ou capacete etc., dependendo do modo de
transporte)? (Porque papai e mamãe nos amam e querem nossa segurança.) Jesus
nos ama e também deseja que estejamos em segurança.
Em Quais Sapatos? -
Você precisa: Um par de sandálias, sapatos de homem ...tamanhos e estilos de
criança, mulher , sapatinhos de bebê.
Há uma porção de pessoas em nossa família.
Temos mães e pais, avos, irmãos e irmãs.
Quando vocês caem e se machucam, quem
acode melhor? A mamãe? Escolher uma criança e dizer: Calce os sapatos que a
mamãe usa. Vamos agradecer a Jesus pelas mães. Fazer uma oração curta. Temos aqui um par de sapatos especiais.
Levantar um par de sandálias de homem.
Muito tempo atrás, onde Jesus morava, as
pessoas não calçavam sapatos diferentes como nós usamos hoje. Elas usavam
sandálias. Jesus usava sandálias. Quando estamos com medo ou nos machucamos,
pensar em Jesus também nos ajuda a nos sentirmos melhor. Vamos agradecer a
Jesus. Fazer uma oração curta. Permitir que as crianças se revezem colocando um
par de sapatos (ou sandálias) durante esta atividade. Continuar com diferentes
situações como segue:
Quando vocês estão com medo à noite,
quem ajuda vocês a se sentirem bem?
Que a pessoa faz?
Quando outras crianças não estão
brincando honestamente, quem ajuda vocês?
Como?
Quando vocês caem e se machucam, quem
ajuda vocês a se sentirem bem?
Se estivermos com medo, podemos orar a
Jesus. Ele nos conserva em segurança.
Nós também podemos ajudar outras pessoas
a sentir-se bem, em segurança.
Alguém de vocês tem um irmãozinho ou
irmãzinha? (Erguer os sapatinhos de bebê.) Como podemos ajudar nossos irmãos e
irmãs a se sentirem bem quando estão com medo?
Dar tempo para respostas.
Como nos sentimos quando caímos ou nos
machucamos?
O que nos faz sentir bem quando estamos
com medo ou machucados? (Um grande abraço, segurar as mãos de alguém, um
Band-aid, oração, lembrar-se de quão poderoso é Jesus, uma gravura alegre, um
sorriso.)
Quando outras pessoas estão machucadas
ou com medo, nós também podemos ajudá-las a se sentirem bem. Pedir para dois
adultos exemplificarem isso. Um faz de conta que está com medo, e o outro o
ajuda a sentir-se seguro. Deixar as crianças praticarem em duplas ou grupos, um
mostrando estar com medo (fazer semblante apavorado) enquanto o outro lhe
segura as mãos ou lhe dá um abraço. Dar a cada criança uma oportunidade de
estar com “medo” e de ajudar outros a se sentirem seguros/bem.
Bibliografia básica consultada e utilizada:
ALMEIDA, João Ferreira. Bíblia
de Estudo com Aplicação Pessoal. 1995, CPAD.
Bíblia de Estudo
Temas em Concordância – Antigo e Novo Testamento na Nova
Versão Internacional – Trad: Bruno Destefani – Apocalipse de João.